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Filosofia para crianças

Início das aulas
Ao iniciar as aulas de Filosofia para crianças, adolescentes e jovens no ensino fundamental e médio importa criar combinados entre o professor e os alunos.

Neste caso, os combinados se diferem das regras gerais porque servem para acordar aspectos específicos do ensino da filosofia.

Por exemplo, quando forem organizados os debates durante o ano letivo é importante que previamente, no acordo realizado no início do ano, esteja contemplada a necessidade de ouvir com atenção e respeitar o tempo da fala e a opinião das pessoas envolvidas no processo de aprendizagem em ciências humanas.

Mais importante ainda é o professor elaborar os combinados junto com os alunos, instigando-os a proporem os itens imprescindíveis na execução dos debates vindouros. Quando o acordo parte do educando, na maioria das vezes, estabelece-se um elo de realização do mesmo.

Os alunos nos surpreendem ricamente com sugestões, rejeições, aceitação, superação e manifestações incrivelmente diferentes. Recentemente, numa turma em que trabalho, um aluno me sugeriu que o primeiro combinado deveria ser cumprir os combinados...

É interessante que cada turma tenha os seus próprios combinados, que muitas vezes se modificarão e surgirão outros a serem estabelecidos ou substituídos no decorrer do tempo, conforme as especificidades e necessidades.

 
       

 
 
Como referenciar: "Início das aulas " em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 09:38. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_criancas.php?id=14