Você está em Diversos > Filmes

Filme da semana

 

(19/Ago) O Nome da Rosa
 
Sinopse
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Fonte da sinopse: http://www.adorocinema.com/filmes/nome-da-rosa/nome-da-rosa.asp

O filme ocorre no ano de 1327 (Alta Idade Média) na Itália. No século que foi marcado pelo início do fim da idade média e início do renascimento. Estamos no último período do pensamento medieval, a escolástica. Não podemos apontar que em determinado dia ou determinado ano termina a idade média e em tal data começa o renascimento. Faz parte de um processo gradativo.

A escolástica vai do século IX (constituição do sacro império romano) até o fim do século XV (fim da Idade Média convencionado pela descoberta da América em 1492). Na escolástica o ensino teológico-filosófico da doutrina aristotélico-tomista era ministrado nas escolas de conventos e catedrais e também nas universidades européias da Idade Média e do Renascimento pelos mestres chamados escolásticos. Como sistema teológico e filosófico a escolástica tentou resolver problemas e questões tais como, a relação entre a fé e a razão, a possibilidade da existência de Deus, as diferenças entre realismo e nominalismo. A escolástica é marcada especialmente pelo desenvolvimento da dialética. As matérias ensinadas nas escolas medievais eram chamadas de artes liberais, divididas em trívio - gramática, retórica, dialética - e quadrívio - aritmética, geometria, astronomia, música.

O período Renascentista (ou Renascimento ou Renascença) foi um período da história com manifestações culturais marcantes que se desenvolveu entre o século XIV e meados do século XVII e que vinha de encontro ao pensamento cristão porque defendia - falando aqui de maneira muito geral - a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. Além de atingir a Filosofia, as Artes, as Ciências e a Astronomia, o Renascimento fez parte de muitas transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.

"O Nome da Rosa" é uma viagem visual à idade média européia, no início do século XIV (início do fim da Escolástica e início das manifestações renascentistas). Nos diálogos do frade com seu assessor noviço, surge a discussão do essencial e do particular, dos conceitos e das palavras. No filme o frade franciscano antecipa de certa forma a figura do intelectual renascentista, que com uma postura racional, investiga vários crimes que estavam ocorrendo no mosteiro que continha uma biblioteca com o maior acervo cristão do mundo. Poucos monges tinham acesso ao acervo. Os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos. O frade busca a solução de um mistério, busca a verdade e a explicação do mistério através de um método de investigação que tem muito de filosófico, pois questiona, interroga, duvida, examina, através de um método empírico e analítico. O frade se utiliza da ciência e por conseqüência da razão para dar solução aos crimes do mosteiro o que desagrada em muito a Santa Inquisição. O frade consegue, com sua postura racional, enfim desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro. O filme como um todo pode ser visto como discussão dos elementos formadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade

Ficha Técnica
Título Original: Der Name Der Rose
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha): 1986
Estúdio: Cristaldifilm / France 3 Cinéma / Les Films Ariane / Neue Constantin Film / Zweites Deutsches Fernsehen
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Jean-Jacques Annaud
Roteiro: Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard, baseado em livro de Humberto Eco
Produção: Bernd Eichinger
Música: James Horner
Fotografia: Ronino Delli Colli
Desenho de Produção: Dante Ferretti
Figurino: Gabriella Pescucci
Edição: Jane Seitz

     

 
 
Como referenciar: "O Nome da Rosa - Filme da semana" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 10:39. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_filme.php?id=17