Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(11/Fev) São José - SC - FEPESE - 2020
 
Conhecimentos Específicos

16. A respeito de concepções metodológicas e práticas do ensino de filosofia:
1. É fundamental superar a distância entre as exigências teórico-epistemológicas do saber filosófico e as necessidades postas pelas práticas educacionais.
2. Por se tratar de um conhecimento abstrato, as condições materiais da escola não interferem no ensino de filosofia.
3. Uma proposta didática de democratização do acesso ao saber filosófico é capaz de diminuir desigualdades sociais e abolir desníveis culturais.
4. As condições sociais interferem na aprendizagem de filosofia, tornando maior a importância da mediação dos instrumentos didáticos adequados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 3.
b. É correta apenas a afirmativa 4.
c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

17. Um grande desafio aos professores, de maneira geral, e aos professores de filosofia, de maneira específica, está ligado a como ensinar a sua área do conhecimento.
Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
a. O campo da didática do ensino se basta por si só como método de aplicação dos saberes escolares. Por isso torna-se dispensável uma didática especificamente filosófica.
b. Por ter sido elaborado a partir de conhecimentos específicos, o professor precisa respeitar os métodos propostos pelos textos didáticos, quando disponibilizados pela escola, sem alterar sua forma e conteúdo durante suas práticas.
c. Uma didática da filosofia precisa estar centrada em um conjunto de técnicas bastante específicas, a serem seguidas pelo professor.
d. A didática do ensino de filosofia deve se focar em permitir uma elaboração abstrata do saber, sem interferir em questões políticas práticas, sob o risco de adulterar o saber filosófico.
e. A dimensão didático-pedagógica da filosofia tem a ver com a necessidade de encontrar alternativas pelas quais a tradição filosófica possa tornar-se ensinável.

18. A utilização de uma prática docente está ligada ao entendimento que se tenha do processo educacional em geral e do ensino de filosofia de forma específica.
A perspectiva mais tradicional baseia-se em uma lógica centrada no __________, ou seja, na transmissão de conhecimentos ligados a determinada tradição filosófica. Uma outra possibilidade existente visa uma conduta pedagógica focada na __________, que permite o melhor desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. professor • disciplina
b. material didático • aprendizagem
c. material didático • exposição do conteúdo
d. ensino • aprendizagem
e. ensino • disciplina

19. Visando uma melhor compreensão filosófica por parte dos estudantes, ao trabalhar com textos nos anos finais do Ensino Fundamental, o professor precisa levar em consideração alguns aspectos, tais como:
1. Selecionar trechos que não apresentem enormes dificuldades do ponto de vista semântico e conceitual.
2. Abordar temáticas que sejam do domínio do professor.
3. Dar ênfase a uma metodologia de leitura focada no procedimento analítico.
4. Adotar como estratégia inicial e avaliativa final do processo a solicitação de resumo do texto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
c. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
e. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

20. O ensino de filosofia precisa ser voltado para a formação crítica, autônoma, ética e democrática dos sujeitos.
Em sintonia com esses objetivos, o processo avaliativo deve:
a. fiscalizar o desempenho dos estudantes com o objetivo de premiar a excelência acadêmica.
b. Servir para a reformulação do trabalho realizado, com base na revisão do caminho percorrido e na constatação de possíveis falhas.
c. fazer apenas a verificação dos conteúdos assimilados pelos estudantes, para manter o rigor filosófico.
d. ser encerrado em si mesmo, permitindo a apresentação de novos conteúdos que não serão confundidos com o anterior.
e. Avaliar apenas o aluno, já que tanto a escola quanto o professor somente podem ser avaliados por órgãos administrativos competentes.

21. Assinale a alternativa correta a respeito da política e das relações de poder nela contidas.
a. O uso da força física por si só é capaz de garantir a manutenção do poder pelo Estado.
b. Nos governos democráticos, o governante se vê identificado com o poder, não sendo legitimado pelo consentimento da maioria.
c. Na Europa medieval havia uma rígida definição do poder político exercido pelas autoridades laicas.
d. A Idade Moderna foi marcada pela secularização da consciência, o que marcou profundamente as relações de poder na Europa.
e. Embora tenha ganhado um significado negativo ao longo do tempo, a ideia de déspota na Grécia antiga está ligada ao governante eleito que exerce a vontade do povo de forma rígida.

22. Assinale a alternativa correta a respeito do contexto de nascimento e desenvolvimento da filosofia:
a. Entre as escolas filosóficas surgidas no período socrático destacam-se escola jônica, escola atomista, escola itálica e escola eleática.
b. A partir da preocupação dos primeiros filósofos, surgem obras como a Teogonia, que busca explicar a existência através de elementos racionais.
c. A passagem do mito para a razão foi marcada por uma ruptura completa, já que os filósofos passam a negar, inclusive, a existência dos deuses.
d. Embora a filosofia grega tenha longa tradição histórica, considera-se que entre os fundadores da filosofia estão Lao Tsé e Zaratustra, pois estes abriram mão de explicações religiosas de mundo.
e. Contribuíram para o avanço da filosofia, entre outros fatores, a invenção da escrita e o nascimento da polis.

23. No início da filosofia, houve uma corrente de pensamento que valorizava essencialmente a retórica, ou seja, o domínio da linguagem voltada para um discurso persuasivo. Por isso foram constantemente acusados de superficialidade, de utilizar discursos vazios de conteúdo.
Tal corrente é conhecida como:
a. Sofismo.
b. Idealismo.
c. Ceticismo.
d. Estoicismo.
e. Epicurismo.

24. Assinale a alternativa que contém um dos grandes temas abordado pela filosofia e sua correta explicação.
a. Lógica: raciocínio baseado em argumento falacioso.
b. Estética: visa encontrar racionalmente o conceito universal de beleza.
c. Epistemologia: estuda o conhecimento baseado unicamente no senso comum.
d. Metafísica: o estudo das condições materiais de convivência entre as pessoas.
e. Política: estuda a convivência entre os seres humanos e suas relações de poder.

25. Entre as diversas correntes filosóficas da Idade Moderna, destaca-se o empirismo. Esta faz o contraponto ao racionalismo, por acreditar que o conhecimento do mundo é obtido através da experiência sensível.
Entre os renomados filósofos empiristas, destaca-se:
a. Avicena.
b. John Locke.
c. Auguste Comte.
d. Baruch Spinoza.
e. Wilhelm Leibniz.

26. Sobre as diferentes épocas da filosofia e sua relação com educação, assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre o pensador e seu pensamento que marcou sua época.
a. Descartes produziu uma vasta obra dedicada exclusivamente à educação. Nesta destaca-se o seu método empírico de construção do conhecimento.
b. Sócrates acreditava que era possível um mestre bem preparado transmitir todo o conhecimento desejado ao aluno, através do seu método denominado maiêutica.
c. Muitos filósofos no século XX, tais como Antônio Gramsci, acreditam que os intelectuais devam se tornar agentes de mudanças sociais, promovendo uma conexão mais estreita entre a escola e o trabalho, entre a teoria e a prática.
d. Em sua cidade utópica, Platão acredita que a família deveria ser a única responsável pela educação das crianças, já que era a protetora da moral e dos bons costumes.
e. Na educação proposta na obra Emílio, por Rousseau, criada em um contexto de valorização do indivíduo, o mestre – e não a criança – ocupa o centro do processo educativo.

27. Na antiguidade desenvolveu-se importante reflexão filosófica acerca do contraponto existente entre opinião e conhecimento.
As duas expressões são representadas respectivamente por:
a. Noesis e Thesis.
b. Doxa e Episteme.
c. Agathon e Agenetos.
d. Dógma e Empeiria.
e. Gnosis e Hedone.

28. Assinale a alternativa correta a respeito da organização do conhecimento durante o Renascimento.
a. A exemplo da antiguidade e do período medieval, a Idade Moderna também focou a construção do conhecimento no saber contemplativo em detrimento da técnica. Por isso nesse aspecto não houve grandes alterações na passagem desses períodos.
b. O pensamento parte da realidade inquestionada do objeto e não do sujeito que conhece, por entender que o ser humano não é capaz de se colocar enquanto centro dos interesses e deliberações.
c. Por se tratar de áreas distintas, com movimentos próprios, não há nenhuma correlação entre as mudanças na relação com o conhecimento e as transformações econômicas, políticas e tecnológicas do período.
d. O pensamento científico tornou essencial a comprovação das ideias. Por isso, a falta de tecnologia necessária fez com que as teorias a respeito de astronomia não sofressem alterações em relação ao período anterior.
e. As ciências da natureza encontraram nesse contexto um novo método de análise que oferece a possibilidade de tornar os fenômenos mais previsíveis, permitindo maior poder de transformação sobre a Natureza.

29. A filosofia permite superar as situações dadas e não escolhidas; ela possibilita distanciar-se para avaliar os fundamentos dos atos humanos. Ao longo da história, diversas correntes de pensamento surgiram com esses e outros objetivos igualmente complexos.
Dentre diversos métodos e correntes de pensamento filosófico, o único surgido da Idade Contemporânea, ou seja, após o século XVIII, foi:
a. Atomismo.
b. Escolástica.
c. Averroísmo.
d. Existencialismo.
e. Neoplatonismo.

30. A importância da gestão escolar para uma instituição de ensino reside na sua função de lidar com as rotinas educacionais, visando permitir que a escola reúna as condições essenciais para promover o ensino de qualidade e formar cidadãos éticos e aptos a lidar com os desafios pessoais e profissionais. Para tanto, a gestão escolar se cerca de pilares fundamentais ao seu exercício.
Faça a correspondência entre os tipos de gestão e as suas respectivas funções.
Coluna 1 Tipos de gestão
1. Gestão pedagógica
2. Gestão administrativa
3. Gestão de comunicação
4. Gestão financeira
5. Gestão de pessoas
Coluna 2 Funções
( ) Define os parâmetros de ensino-aprendizagem, análise das etapas que compõem o aprendizado.
( ) Procura manter o ambiente organizado por meio de diretrizes que permitam a fluidez dos demais setores da gestão.
( ) Exerce o controle de contas, visando seu equilíbrio através da organização de gastos fixos e variáveis.
( ) Busca manter em equilíbrio a comunidade escolar como um todo, para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.
( ) Auxilia na organização da comunidade escolar, mantendo-a em contato através de diversos mecanismos possíveis. Visa não somente a rapidez de suas ações, mas também a clareza necessária à harmonia da instituição.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. 1 • 2 • 4 • 5 • 3
b. 1 • 4 • 2 • 3 • 5
c. 2 • 5 • 3 • 4 • 1
d. 5 • 1 • 3 • 2 • 4
e. 5 • 2 • 4 • 3 • 1

31. A ilustração é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele é o próprio responsável. A menoridade é a incapacidade de fazer uso do entendimento sem a condução de um outro. O homem é o próprio culpado dessa menoridade quando sua causa reside não na falta de entendimento, mas na falta de resolução e coragem para usá-lo sem a condução de um outro. Immanuel Kant. "O que é a Ilustração"
As palavras de Kant ecoaram por um período de profundas transformações do pensamento e das condições materiais na Europa.
Entre as características do pensamento de tal período, conhecido como iluminismo, assinale a alternativa correta.
a. Buscou combater a ordem econômica vigente, através do liberalismo, embora entre suas ideias não houvesse um questionamento direto à ordem política e social.
b. Apesar de influenciar toda a Europa, todos os grandes filósofos que desenvolveram tais ideias eram franceses.
c. Não havia entre seus objetivos a ampla divulgação dos ideais entre as classes populares, já que se trata de um movimento predominantemente da alta burguesia.
d. Houve uma profunda valorização do indivíduo e da razão, mas como tratava-se de um pensamento fundamentalmente abstrato e teórico, não afetou o campo da ciência.
e. Embora sua originalidade seja inegável, desenvolveu-se com a influência de preceitos surgidos anteriormente, no renascimento, tais como o cartesianismo.

32. O contratualismo é uma teoria que visa a legitimidade do poder, validando a necessidade da existência do Estado. Porém a estrutura do governo não é consensual entre os pensadores contratualistas de diferentes épocas.
Entre estes, a legitimação do poder absoluto é visível em:
a. John Locke.
b. Thomas Hobbes.
c. Charles-Louis de Secondat.
d. Jean Jacques Rousseau.
e. Adam Smith.

33. A patrística e a escolástica são duas correntes filosóficas, surgidas na Europa medieval, que possuem diferenças importantes, mas um dos elementos comuns entre ambas é o fato de:
a. desenvolverem a apologética.
b. romperem com a tradição cristã.
c. buscarem a conciliação entre fé e razão.
d. surgirem no contexto do renascimento urbano.
e. terem se fundamentado no pensamento de Platão.

34. O final do século XIX e início do século XX foi marcado por uma série de pensadores que promoveram uma profunda crítica ao racionalismo.
Nesse contexto surge a fenomenologia, que desenvolveu a defesa de que:
a. não existe uma consciência pura, apartada do mundo, pois toda consciência é a consciência de alguma coisa.
b. o ser humano não pode pretender alcançar a verdade através da razão já que ele é mau por natureza.
c. o empirismo seria a forma correta de busca pelas verdades universais.
d. o racionalismo subvertia o modelo ideal de sociedade, proposto pelos filósofos adeptos do método fenomenológico.
e. o positivismo deve ser tomado como a única linha de análise filosófica capaz de compreender a sociedade.

35. Um dos temas centrais da filosofia ao longo da história é a moral.
A respeito da sua compreensão, assinale a alternativa correta.
a. Para os antigos gregos, os sujeitos seriam bons por natureza. Dessa maneira, a conduta moral não está ligada à vontade individual, mas a um privilégio de nascimento.
b. Para o pensamento medieval europeu, as concepções morais não deviam ser vinculadas aos valores cristãos, por se tratarem de uma elaboração puramente secular.
c. Apesar da valorização da razão, os iluministas mantiveram unidos os valores morais e religiosos.
d. Na Grécia Antiga, os valores morais estão profundamente atrelados à política, dada a importância que atribuíam à comunidade.
e. A questão moral contemporânea é cada vez mais marcada pelos ideais universais, em contraponto aos particularismos morais.

36. A lógica procura investigar a validade dos argumentos, é uma disciplina propedêutica.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo que possuem conceitos associados ao uso da lógica.
1. Silogismo é um raciocínio que parte de uma proposição geral e conclui outra proposição geral.
2. Chamamos de inferência o processo pelo qual chegamos a uma conclusão.
3. A dedução matemática é rigorosamente idêntica à dedução filosófica.
4. Através da analogia é possível chegar a uma conclusão universal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
e. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

37. Os estabelecimentos de ensino fazem parte do "mundo das organizações" de tipo burocrático; isto pela sua forma de regulamentação formal e de exercício de poder. Weber identifica a burocracia com a disciplina racional. Esta é legitimada pela crença generalizada de que obedecer é um ato justo e inerente da hierarquia burocrática. RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves. Relações de Poder no Cotidiano Escolar. São Paulo: Papirus, 2009. P. 77.
A organização escolar como a conhecemos é garantida por uma série de atribuições pedagógico-burocráticas.
A respeito de algumas dessas atribuições, relacione tais funções de acordo com o seu significado.
Coluna 1 Funções
1. Orientador pedagógico
2. Supervisor educacional
3. Coordenador pedagógico
Coluna 2 Significado
( ) É responsável pela avaliação do desempenho do docente, a partir de uma perspectiva formadora, reflexiva e interativa.
( ) Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos dos educandos.
( ) Compreender os pontos fortes e fracos que a escola tem, garantir o PPP, cuidar da formação continuada da equipe e acompanhar os resultados de aprendizagem da escola.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. 1 • 2 • 3
b. 1 • 3 • 2
c. 2 • 1 • 3
d. 3 • 1 • 2
e. 3 • 2 • 1

38. Analise as afirmativas abaixo a respeito das práticas ligadas ao ensino de filosofia.
1. A capacidade de problematizar é inerente à postura filosófica. Por isso o professor precisa equilibrar os conteúdos específicos com o incentivo a uma postura indagadora do estudante.
2. Mediante a necessidade de promover a reflexão e não a mera informação, não se faz necessário ensinar a história da filosofia, tendo em vista que, a exemplo das ciências, as teorias mais recentes eliminam as anteriores.
3. A importância de apresentar desde o início os múltiplos sistemas filosóficos reside na necessidade de o professor demonstrar sua erudição acadêmica, para assim ter o domínio de classe.
4. A capacidade de argumentação é inerente à atividade do filósofo, mas não deve ser objeto de preocupação pedagógica por parte do professor já que, por se tratar de um aspecto técnico da atividade, não contribui para formação cidadã do estudante.
5. O conceito é um objeto de pensamento, caracterizado por sua abstração e universalidade. Entre os desafios da prática do professor de filosofia, está a necessidade de relacionar a abstração do conceito e o mundo concreto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
b. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
c. São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

39. O Conselho Nacional de Educação, através da Resolução n° 7, de 14 de dezembro de 2010, fixou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Em seu artigo 6º foi definido que "Os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, os seguintes princípios: éticos, políticos e estéticos". Diretrizes Curriculares da Educação Básica, p.131.
Sobre os princípios e sua relevância para a educação de uma forma geral e para o ensino de filosofia de uma forma estrita, analise as afirmativas abaixo.
1. Tais princípios estão previstos em lei a fim de serem aplicados apenas no ensino de filosofia.
2. Se for levar em consideração apenas o significado filosófico do conceito de estética, a criatividade não seria passível de análise, por ser esta um ramo exclusivo das artes.
3. Na prática do ensino de filosofia atualmente, ter a ética como princípio significa, entre outros, valorizar a liberdade e a autonomia.
4. No que diz respeito ao princípio da política, o ensino de filosofia deve se limitar a apresentar a evolução filosófica desse conceito ao longo do tempo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 1.
b. É correta apenas a afirmativa 2.
c. É correta apenas a afirmativa 3.
d. É correta apenas a afirmativa 4.
e. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

40. Discutir sobre dedução e indução é discutir a construção do conhecimento a partir do raciocínio lógico.
Analise as frases abaixo a respeito do tema.
- A se inicia em uma verdade previamente conhecida, que funciona como um princípio geral ao qual se vinculam todos os casos que serão apresentados a partir dela.
- Na se parte de situações particulares semelhantes a fim de encontrar lei geral, a definição geral ou a teoria geral que explica os casos particulares.
- A conclusão da oferece novas ideias, que não faziam parte da premissa.
- O ponto de partida de uma é ou uma ideia verdadeira ou uma teoria verdadeira.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
a. dedução • indução • indução • indução
b. dedução • indução • indução • dedução
c. dedução • dedução • indução • indução
d. indução • indução • dedução • dedução
e. indução • dedução • dedução • indução

GABARITO:
16C
17E
18D
19D
20B
21D
22E
23A
24E
25B
26C
27B
28E
29D
30A
31E
32B
33C
34A
35D
36A
37C
38A
39C
40B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - São José - SC - FEPESE - 2020" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 06/07/2022 às 15:54. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=287