Você está em Diversos > Frases

Frase de um leitor

Normas geralmente não derivam da Ética. Normas são principalmente um resultado pragmático da convivência humana.
Wilson Oliveira

Em suas pesquisas filosóficas, Will Goya diz ser necessária na clínica uma nova ética, a da alteridade e do amor, que em sua reflexão teria sido inaugurada pelo filósofo Lúcio Packter ao pensar a Filosofia Clínica. Mas que amor é este Will? A clínica não seria possível por outras motivações? Sim. O amor aqui abordado não é o do tópico emoções, não é sentimento. Ele pode ser isso como também outras coisas. Este amor significa aquilo que interliga um ser ao outro
Elise Nogueira - Juiz de Fora

Qual é o pensamento verdadeiro, objetivo e transparente que norteia quem governa sobre nós? O que teve tudo para ser verdadeiramente objetivo puramente humano, tornou-se objetivismo. O jogo de palavras e idéias confundem entre si e nos confundem também. Para onde vamos, com toda esta miscelânea? Os valores e princípios éticos que norteiam de fato uma boa educação sem vícios, sem interesses classistas, mas que defenda o bem, a dignidade, a liberdade do ser humano.
José Geraldo Pereira da Mota

Sei que se torna quase impossível falar do silêncio, pois é do próprio silenciar que surgem as palavras. O silêncio não é mudez, nem verbalização que se cala. Nosso eu superficial precisa calar e se acalmar sem a ansiedade do ter que fazer e dominar. Silenciar não é fugir da vida, pelo contrário, é fluir na plenitude da vida. Silenciar é mergulhar na existência a fim de colher da vida tudo que ela nos oferece de sublime. Silenciar é comungar com tudo e todos. Silenciar é graça e beleza gratuita.
Rosangela Rossi - Juiz de Fora

Antonin Artaud e as inquietudes de dialeto impróprio: “Tenho por princípio que as palavras não pretendem dizer tudo e que por natureza e por causa de seu caráter determinado, fixado de uma vez para sempre, elas detêm e paralisam o pensamento em vez de permitir e favorecer seu desenvolvimento”. Ao ser previsível das circunstâncias a pós-modernidade oferece um desdizer em irrepetíveis arquétipos. Os desatinos de violação e ruptura dos códigos da modernidade propõe, em uma dialética inadequada e indizível, transformações de caráter polissêmico e de perspectiva inacabada.
Hélio Strassburger - Tiradentes (MG)

O Outro, tido como louco, é um livro vivo e mágico que se abre por sua própria conta. É um livro onde as letras são invisíveis e falam por si mesmas. Não podemos abri-lo nem lê-lo por nossa vontade, pois sua história só acontece quando ele confia e se abre. Então é preciso que este Outro diferente não se sinta ameaçado por críticas, rótulos, segregações, entre outras coisas, para que aos poucos ele saia do fundo do lago e permita que se entre em seu mundo. Quando isso acontece, é como se pudéssemos caminhar sobre as águas. É um momento mágico, o momento da interseção.
Elise Nogueira - Juiz de Fora

Há muito que os pesquisadores da área de saúde vêm buscando mecanismos para abrandar as dores existenciais dos seres humanos. Vários foram os procedimentos terapêuticos encontrados, e muitos com eficácia comprovada. Mas devido à diversificação do raciocínio de cada indivíduo que procura a clínica, e a dimensão do intelecto humano, parece ser impossível encontrar uma única fórmula que amenize esses males existências.
Amiltomério Ferreira - Uberlândia

Como referenciar: "Frase filosófica de um leitor" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 12:48. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/frase.php