Você está em Material de apoio

Trechos de livros

Leia trechos de obras, entrevistas, palestras dos principais filósofos.

Responsável - Equipe de ensino do Instituto Packter.

(26/Ago) A Essência do Cristianismo - Ludwig Feuerbach
Meu primeiro pensamento foi Deus, meu segundo pensamento foi a razão, meu terceiro e último pensamento foi o homem...
Verdade é o homem e não a razão abstrata, verdade é a vida e não o pensamento que fica no papel e encontra no papel a existência que se lhe atribui...
...a consciência que o homem tem de Deus é a consciência que o homem tem de si...
Deus é o espelho do homem...
...assim como o homem pensa e quais sejam os seus princípios, tal é o seu Deus: quanto o homem vale, tanto e não mais vale o seu Deus... Tu conheces o homem pelo seu Deus e, reciprocamente, Deus pelo homem: um e outro se identificam... Deus é o íntimo revelado, a essência do homem expressa: a religião é a revelação solene dos tesouros ocultos do homem, a revelação pública dos seus segredos de amor.
...o núcleo secreto da teologia é a antropologia.
Deus é uma lágrima de amor derramada no mais profundo segredo sobre a miséria humana.

(11/Ago) Tomás de Aquino - O que é a Filosofia?
A seu turno, o Filósofo declara que a Primeira Filosofia é a ciência da verdade: não de qualquer verdade, mas daquela verdade que constitui a fonte de toda verdade e propriedade do princípio primário do ser de todas as coisas que existem. Esta verdade é o princípio de toda verdade, já que o estabelecimento dos seres na verdade vai de par em par com o seu estabelecimento no ser.
Tomás de Aquino - Súmula Contra os Gentios

(23/Jun) Guilherme de Ockham - O que a Filosofia estuda?
...a metafísica, bem como a matemática e a filosofia natural, não constitui numericamente uma ciência, como esta brancura, este calor, este homem e este burro são numericamente unidades.
Vê-se igualmente por isso que a pergunta sobre qual é o sujeito da lógica, da filosofia natural, da metafísica, da matemática ou da ciência moral carece de sentido, porque semelhante pergunta supõe que a lógica, ou também a filosofia natural, tenha um sujeito, o que manifestamente é falso, pois não há um sujeito do todo, mas vários sujeitos das diversas partes.
...a filosofia natural se ocupa principalmente com as substâncias sensíveis e compostas de matéria e forma, e secundariamente com algumas substâncias separadas.
Dir-se-á que a ciência real trata de coisas e, sendo a Filosofia uma ciência real, deve versar sobre coisas e, por conseguinte, não se reduz a intenções da alma.
Guilherme de Ockham - Seleção de Obras

(17/Jun) Xenofonte - Como vivem os filósofos.
"- Eu pensava, Sócrates, que os que professam a filosofia, fossem mais felizes.
Muito outro, porém, parece ser o fruto que colhes da filosofia. Vives de tal guisa que não há escravo que deseje viver sob tal senhor. Alimentas-te das viandas mais grosseiras, bebes as mais vis beberagens. Cobre-te um manto chamboado, que te serve no verão como no inverno. Não tens calçado nem túnica. Sem embargo, não aceitas nenhum oferecimento de dinheiro, por agradável que seja recebê-lo e muito embora proporcione vida mais independente e aprazível. Se, pois, como todos os mestres formas os teus discípulos à tua semelhança, podes considerar-te um professor de miséria." Xenofonte - Ditos e feitos memoráveis de Sócrates.

(06/Mai) Marco Aurélio - O que é Filosofia?
O que, pois, pode servir-nos de guia? Só e única a Filosofia. Consiste ela em guardar o deus interior livre de insolências e danos, mais forte que os prazeres e mágoas, nada fazendo com leviandade, engano e dissimulação, nem precisando que outrem faça ou deixe de fazer nada, acatando, ainda, os eventos e quinhões que lhe tocam, como vindos da mesma origem qualquer donde vem ele próprio; sobretudo, aguardando de boa mente a morte, qual mera dissolução dos elementos de que se compõe cada um dos viventes. Marco Aurélio - Meditações.

(06/Mai) Platão - A República - Filosofia e Política
Enquanto os filósofos não forem reis nas cidades, ou aqueles que hoje denominamos reis e soberanos não forem verdadeira e seriamente filósofos, enquanto o poder político e a filosofia não convergirem num mesmo indivíduo, enquanto os muitos caracteres que atualmente perseguem um ou outro destes objetivos de modo exclusivo não forem impedidos de agir assim, não terão fim, meu caro Glauco, os males das cidades, nem, conforme julgo, os do gênero humano, e jamais a cidade que nós descrevemos será edificada. Platão - A República

(23/Abr) Sócrates - Para que serve a filosofia?
Enquanto os filósofos não forem reis nas cidades, ou aqueles que hoje denominamos reis e soberanos não forem verdadeira e seriamente filósofos, enquanto o poder político e a filosofia não convergirem num mesmo indivíduo, enquanto os muitos caracteres que atualmente perseguem um ou outro destes objetivos de modo exclusivo não forem impedidos de agir assim, não terão fim, meu caro Glauco, os males das cidades, nem, conforme julgo, os do gênero humano, e jamais a cidade que nós descrevemos será edificada.
Platão - A República

(23/Abr) Agostinho de Hipona - O que é Filosofia?
É duplo o caminho que seguimos quando a obscuridade das coisas nos atinge: ou a razão ou a autoridade. A filosofia promete a razão e liberta apenas a pouquíssimos, os quais ela leva não só a não desprezar aqueles mistérios, mas também a entendê-los segundo possam ser entendidos. Agostinho de Hipona - A Ordem.

Como referenciar: "Trechos de livros" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 18/10/2019 às 08:12. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/trecho.php