Você está em Diversos

Frase de um filósofo

Leia frases tiradas diretamente de palestras, livros, entrevistas com os principais filósofos.

Responsável - Equipe de ensino do Instituto Packter.

O significado de uma palavra é seu uso na linguagem.
Wittgenstein

Quando filosofamos, somos como selvagens, homens primitivos, que ouvem o modo de falar dos homens civilizados, interpretam-no mal e tiram as mais estranhas conclusões de sua interpretação.
Wittgenstein

No campo de concentração, eu aprendi a acreditar no homem. ..................... Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; isso nada tem a ver com a coragem. .................................................... Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação. .................................................... Não fazemos o que queremos e, no entanto, somos responsáveis pelo que somos: eis a verdade.
Sartre

A alma mais forte e mais bem constituída é aquela que os sucessos não orgulham e que não se abate com os revezes. ............ As dores grandes duram pouco, aquelas que duram de fato não são grandes. ............ A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez.
Plutarco

Claro, a medicina mental do inicio do século dava uma grande importância à incurabilidade, mas, precisamente, a incurabilidade era definida como tal em função do que deveria ser o papel maior da medicina mental, isto é, curar. A incurabilidade era apenas um limite atual de uma curabilidade essencial à loucura. Mas a partir do momento em que a loucura se apresenta efetivamente como tecnologia do anormal, dos estados anormais fixados hereditariamente pela genealogia do indivíduo, vocês percebem que o próprio projeto de curar não tem sentido. De fato, é esse sentido terapêutico que desaparece com o conteúdo patológico do domínio coberto pela psiquiatria. A psiquiatria não visa mais, ou não visa mais essencialmente a cura. Ela pode propor ( e é o que efetivamente ocorre nessa época) funcionar simplesmente como proteção da sociedade contra os perigos definitivos de que ela pode ser vítima de parte das pessoas que estão no estado anormal.
Foucault

A medicina mental do início do século dava uma grande importância à incurabilidade, mas, precisamente, a incurabilidade era definida como tal em função do que devia ser o papel maior da medicina mental, isto é, curar.
Foucault

A condição humana é tal que a dor e o esforço não são meros sintomas que podem ser eliminados sem que mude a própria vida; antes, são modos pelos quais a própria vida, juntamente com a necessidade à qual está vinculada, se faz sentir. Para os mortais, a “boa vida dos deuses” seria uma vida sem vida.
Hannah Arendt

Embora todos comecem a vida inserindo-se no mundo humano através do discurso e da ação, ninguém é autor ou criador da história de sua própria vida. Em outras palavras, as histórias, resultado da ação e do discurso, revelam um agente, mas esse agente não é autor nem produtor. Alguém a iniciou e dela é o sujeito, na dupla acepção da palavra, mas ninguém é seu autor.
Hannah Arendt

   
Como referenciar: "Frases de um filósofo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/11/2024 às 07:41. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/frase_hist.php?pg=36