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Frase de um filósofo
Leia frases tiradas diretamente de palestras, livros, entrevistas com os principais filósofos.
Responsável - Equipe de ensino do Instituto Packter.
As leis, em seu significado mais extenso, são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas; e, neste sentido, todos os seres têm suas leis; a Divindade possui suas leis, o mundo material possui suas leis, as inteligências superiores ao homem possuem suas leis, os animais possuem suas leis, o homem possui suas leis.
Aqueles que afirmaram que uma fatalidade cega produziu todos os efeitos que observamos no mundo proferiram um grande absurdo: pois o que poderia ser mais absurdo do que uma fatalidade cega que teria produzido seres inteligentes?
Existe, portanto, uma razão primitiva; e as leis são as relações que se encontram entre ela e os diferentes seres, e as relações destes diferentes seres entre si. |
Montesquieu
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Atenas teve em seu seio as mesmas forças quando dominava com tanta glória e quando serviu com tanta vergonha. Possuía vinte mil cidadãos quando defendeu os gregos contra os persas, quando disputou o império com a Lacedemônia e quando atacou a Sicília. Possuía vinte mil deles quando Demétrio de Faleros os contou como são contados, num mercado, os escravos. Quando Filipe ousou dominar a Grécia, quando apareceu às portas de Aterias, ela ainda só tinha perdido tempo. Podemos ver em Demóstenes o trabalho que deu acordá-la: temia-se Filipe, não enquanto inimigo da liberdade, e sim dos prazeres. Esta cidade, que havia resistido a tantas derrotas, que fora vista renascendo após suas destruições, foi vencida em Queronéia, e para sempre. Que importância tem que Filipe tenha devolvido todos os prisioneiros? Não estava devolvendo homens. Sempre foi tão fácil vencer as forças de Atenas quanto foi difícil vencer sua virtude.
De que forma Cartago teria podido sustentar-se? Quando Aníbal, que se tornara pretor,quis impedir os magistrados de pilharem a república, não foram acusá-lo junto aos romanos? Infelizes, que queriam ser cidadãos sem cidade e receber suas riquezas da mão de seus destruidores! Logo Roma lhes pediu como reféns trezentos de seus principais cidadãos; fez com que lhe entregassem as armas e as naves e depois lhes declarou guerra. |
Montesquieu
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Supondo-se que a verdade seja feminina — e não é fundada a
suspeita de que todos os filósofos, enquanto dogmáticos,
entendem pouco de mulheres? Que a espantosa seriedade, a
indiscrição delicada com que até agora estavam acostumados a
afrontar a verdade não eram meios pouco adequados para
cativar uma mulher? O que há de certo é que essa não se deixou
cativar — e os dogmáticos de toda a espécie voltaram-se
tristemente frente a nós e desencorajaram-se. |
Nietzsche
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Parece que toda coisa grande para poder se imprimir
com caracteres indeléveis no coração humano deve
primeiramente passar sobre a terra sob o aspecto. de uma
caricatura monstruosa e assustadora; tal caricatura monstruosa
foi a filosofia dogmática; por exemplo a doutrina dos Vedas na
Ásia e o platonismo na Europa. Somos ingratos para com eles,
ainda que seja necessário confessar que o pior, o mais pertinaz
e o mais perigoso de todos os erros foi o de um filósofo
dogmático e precisamente a invenção platônica do puro espírito
e do bom por si mesmo. |
Nietzsche
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O amor pela verdade que nos conduzirá a muitas perigosas
aventuras, essa famosíssima veracidade de que todos os
filósofos sempre falaram respeitosamente — quantos
problemas já nos colocou! E problemas singulares, malignos,
ambíguos! Apesar da velhice da história, parece que acaba de
acontecer. Se acabássemos, por esgotamento, sendo
desconfiados e impacientes, que haveria de estranho? É
estranhável que essa esfinge nos tenha levado a nos formular
toda uma série de perguntas? Quem afinal vem aqui interrogarnos?
Que parte de nós tende "para a verdade?" Detivemo-nos
ante o problema da origem dessa vontade, para ficar em
suspenso diante de outro problema ainda mais importante?
Interrogamo-nos sobre o valor dessa vontade. Pode ser que
desejamos a verdade, mas por que afastar o não verdadeiro ou a
incerteza e até a ignorância? Foi a problema da validade do
verdadeiro que se colocou frente a nós ou fomos nós que o
procuramos? Quem é Édipo aqui? e quem é a Esfinge?
Encontramo-nos frente a uma encruzilhada de questões e
problemas. E parece, afinal de contas, que não foram colocados
até agora, que fomos os primeiros a percebê-los, que nos
atrevemos a confrontá-los, já que implicam um risco, talvez a
maior dos riscos. |
Nietzsche
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Haverá coisa mais louvável do que a verdade? Se bem que, com Platão, o provérbio de Alcebíades diga que a verdade se encontra no vinho e nas crianças, contudo é a mim, particularmente, que convém esse elogio, porque, segundo o testemunho de Eurípedes, tudo o que o tolo encerra no coração ele o traz também impresso na cabeça e o manifesta nas palavras. |
Erasmo, em Elogio da Loucura
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Se, por outro lado, apontamos para a possibilidade de que aquilo a que a
filosofia se refere concerne a nós homens em nosso ser e nos toca, então poderia
ser que esta maneira de ser afetado não tem absolutamente nada a ver com
aquilo que comumente se designa como afetos e sentimentos, em resumo, o
irracional.
Do que foi dito deduzimos primeiro apenas isto: é necessário maior
cuidado se ousamos inaugurar um encontro com o título: “Que é isto — A
Filosofia?”
Um tal cuidado exige primeiro que procuremos situar a questão num
caminho claramente orientado, para não vagarmos através de representações
arbitrárias e ocasionais a respeito da filosofia. Como, porém, encontraremos o
caminho no qual poderemos determinar de maneira segura a questão?
O caminho para o qual desejaria apontar agora está imediatamente diante
de nós. E precisamente pelo fato de ser o mais próximo o achamos difícil.
Mesmo quando o encontramos, movemo-nos, contudo, ainda sempre
desajeitadamente nele. Perguntamos: Que é isto — a filosofia? Pronunciamos
assaz freqüentes vezes a palavra “filosofia”. Se, porém, agora não mais
empregarmos a palavra “filosofia’ como um termo gasto; se em vez disso
escutarmos a palavra “filosofia” em sua origem, então, ela soa philosophía. A
palavra ‘filosofia” fala agora através do grego. A palavra grega é, enquanto
palavra grega, um caminho. De um lado, esse caminho se estende diante de nós,
pois a palavra já foi proferida há muito tempo.De outro lado, ele já se estende
atrás de nós, pois ouvimos e pronunciamos esta palavra desde os primórdios de
nossa civilização. Desta maneira, a palavra grega philosophía é um caminho
sobre o qual estamos a caminho. Conhecemos, porém, este caminho apenas
confusamente, ainda que possuamos muitos conhecimentos históricos sobre a
filosofia grega e os possamos difundir. |
Heidegger, em O que é isso, a Filosofia?
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São tão grandes as vantagens de lançar uma impostura entre um povo ignorante que, mesmo quando a fraude é muito grosseira para se impor à generalidade dos homens — embora raramente isto ocorra —, tem mais possibilidade de triunfar em países longínquos do que se seu primeiro teatro tivesse sido numa cidade renomada por suas artes e conhecimentos. Os mais ignorantes e os mais bárbaros destes bárbaros levam o relato para o estrangeiro. Nenhum de seus compatriotas tem extensas vinculações no exterior, reputação ou autoridade suficiente para desmentir e destruir o logro. A inclinação dos homens para o maravilhoso tem plena oportunidade de revelar-se. E, assim, uma história completamente desacreditada no lugar onde nasceu passará por certa a mil milhas de distância. Mas, se Alexandre tivesse fixado residência em Atenas, os filósofos deste célebre centro de saber teriam imediata mente difundido, por todo o Império Romano, sua opinião sobre o assunto; e sua opinião, apoiada por tamanha autoridade demonstrada com todas as forças da razão e da eloqüencia, teria aberto por completo os olhos dos homens. |
Hume
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Como referenciar: "Frases de um filósofo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/11/2024 às 19:18. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/frase_hist.php?pg=42