Você está em Diversos > Imagens

Imagens filosóficas

Galileu

Galileu - parte 18
Um clérigo polonês, Nicholas Copérnico, notou que os cálculos necessários para a previsão da posição dos planetas no céu seriam mais simples se fosse entendido que o Sol, ao invés da Terra, estava no centro do Universo. Copérnico disse que o Sol estaria sentado num trono real governando os planetas que giravam a seu redor. Era um sistema maravilhoso esteticamente. Por décadas após o seu livro, a maioria dos astrônomos simplesmente deixou seu julgamento de lado. A razão foi não terem observado nenhuma evidência de que a Terra se movia. Na verdade, parecia besteira dizer que a Terra se movia. No Sistema Copérnico, a Terra nunca estava imóvel. Ela possuía dois movimentos distintos: dava a volta no Sol durante um ano e girava em seu próprio eixo uma vez ao dia. Copérnico estava um pouco relutante em publicar o seu sistema porque achou que haveria muitas críticas.
Galileu - parte 17
A modéstia nunca foi o forte do jovem professor. “Eu dou graças a Deus por ter sido a Sua vontade fazer de mim o primeiro observador de algo tão admirável que esteve escondido por todo esse tempo.” Ao tornar o invisível agora visível, o telescópio começou a revolucionar a astronomia. Desde os tempos antigos, os astrônomos tentavam calcular o movimento dos corpos celestiais imaginando que estariam ligados a esferas transparentes de cristais.O astrônomo grego Ptolomeu desenvolveu este sistema com muitos detalhes para explicar o movimento do Sol, da Lua, das estrelas e dos planetas; tudo o que podia ser visto a olho nu. No centro do sistema complexo de Ptolomeu encontrava-se a Terra sólida e imóvel.
Galileu - parte 16
Se datarmos sua descoberta, desde a sua primeira observação dos satélites de Júpiter até a compreensão de que se tratavam de luas, seria de 7 de janeiro a 15 de janeiro, e isso foi impresso em 12 de março, quando o livro foi lançado. “Sidereus Nuncius”, ou Mensageiro das Estrelas, foi um entusiasmado anúncio do telescópio astronômico. A primeira tiragem foi vendida em alguns dias e a notícia se espalhou por toda a Europa, sobre Galileu e seu incrível telescópio. Galileu se tornou representante da sua nova astronomia e observação científica. Mas além da sua fama se espalhou também a sua reputação por ser arrogante.
Galileu - parte 15
Essas pequenas estrelas fazem suas jornadas ao redor de Júpiter numa velocidade incrível e com movimentos mutuamente distintos, assim como os filhos de uma mesma família. Em pouco mais de uma semana Galileu descobriu os primeiros corpos astronômicos desde a Antiguidade. Esta descoberta confrontou a crença comum de que apenas os Céus giravam em torno da Terra. Logo, isso o colocaria cara a cara com o dogma da Igreja, mas por ora, Galileu estava exuberante. Ele se apressou a fazer a impressão, porque sabia que poderia ser passado para trás.
Galileu - parte 14
Galileu observou todas as fases da Lua; fez alguns ajustes no seu instrumento e começou a explorar também os planetas. Júpiter encontrava-se na posição mais favorável para a observação. Estava mais próximo da Terra naquela ocasião. Após muitos dias de observação, ele se manifestou: “ O que temos aqui são as luas de Júpiter”. Assim como a Lua gira ao redor da Terra, estas luas giram ao redor de Júpiter e existem quatro no total”. Quatro corpos nunca vistos antes desde o início dos tempos até os dias atuais.
Galileu - parte 13
O senado veneziano encaminhou um pedido a Galileu de lunetas para o Depósito. Foi dado a Galileu um salário extremamente generoso pelos serviços prestados à República. O seu futuro ora como cientista, ora como empreendedor, parecia brilhante. Mas logo, o seu telescópio daria início a uma disputa que ameaçaria destruir seu próprio criador. “ As minhas observações me levaram a crer que a superfície da Lua não é lisa e uniforme, como um grande número de filósofos acredita; assim como outros corpos celestiais são irregulares, duros e cheios de cavidades e proeminências; sendo assim, não diferentes da superfície da Terra, que contém cadeias de montanhas e grandes vales.” A Lua que Galileu viu era similar à Terra e ele desenhou suas características com detalhes similares ao da Terra. Se a superfície de um corpo celestial era similar à da Terra, talvez os Céus e a Terra não fossem tão diferentes como todos pensavam.
Galileu - parte 12
Com o seu telescópio, Galileu se dedicou primeiramente a ganhar dinheiro. O Depósito Naval de Veneza era o maior de toda a Europa. E se o Depósito encontrasse uma maneira de avisar os navios inimigos horas antes de aparecerem no porto? Isso não traria uma grande vantagem à Marinha? Ao instalar o seu novo dispositivo no alto da torre da praça São Marcos, Galileu realizou demonstrações genuínas e convincentes. “Inúmeros senhores e senadores, por mais de uma vez, subiram os degraus da torre de sinos mais alta de Veneza para observar os navios distantes que estavam no mar, já que seriam necessárias duas horas ou mais para que fosse possível vê-los a olho nu, sem a minha luneta”.
Galileu - parte 11
Galileu se empenhou em transformar o brinquedo holandês num dispositivo com utilidade. “Ao ouvir as notícias de uma nova invenção de um fabricante de lentes da Holanda, eu me concentrei em criar um dispositivo para mim e fui capaz de fazer avanços consideráveis”. Para aperfeiçoar o seu instrumento ele teve que aprender sozinho a esmerilar as lentes. E isso é algo extremamente difícil e, sem dúvida, também era em 1610. Com as suas lentes aperfeiçoadas, ele aumentou em dez vezes o seu poder. Mas as suas lentes fizeram mais do que aumentar o seu alcance. Ao reformar essas peças de vidro, Galileu iria, eventualmente, mudar a nossa visão do mundo.
Galileu - parte 10
A mais velha, Virgínia, nasceu em 1.600. O seu registro de nascimento em Pádua, alega que ela foi “fruto de fornicação”, pois Galileu não foi casado com sua mãe. Eles não moravam juntos. Apesar dessas complicações Galileu triunfava no clima de liberdade de Pádua, tornando-se um estudioso ambicioso. Sempre fascinado por novos artefatos, Galileu soube que um artesão holandês havia descoberto uma nova utilidade para lentes de óculos comuns. O primeiro telescópio a chegar à Veneza era de brinquedo; uma novidade, construída apenas para entretenimento. Os óculos, comparados ao telescópio, possuem uma tecnologia simples. Mas eles existiam há várias centenas de anos. Quando as lentes de certo alcance tornaram-se disponíveis é que foi possível combinar lentes convexas mais fracas, com lentes côncavas mais fortes e conseguir um alcance maior.
Galileu - parte 9
Galileu passou a ter um caso com uma veneziana chamada Marina Gambá. Pouco se sabe sobre ela, mas estava longe de ocupar a mesma posição social que Galileu. O caso complicou sua vida, mas não era incomum, mesmo entre os fiéis católicos. Galileu apreciava a diversão, o vinho. Apreciava muitas formas de prazer, mas isso não fazia dele um católico ruim, considerando o contexto de então. Galileu teve três filhos ilegítimos.
Galileu 8
Galileu trouxe seus estudos matemáticos para a Universidade de Pádua, perto de Veneza, longe o bastante de Roma para escapar à influência jesuíta e de seus currículos oficialmente aprovados. Pádua em si era uma Universidade. Foi fundada em 1222 por estudantes distintos. Não foi decretada por um rei ou por um Papa. Era absolutamente livre, tendo a república livre de Veneza em sua supervisão. Então, conseguir um emprego em Pádua era como obter a maior liberdade acadêmica possível, muito diferente da Europa.
Galileu 7
Quando era jovem, Galileu divertia-se com a idéia de se tornar um padre. Mas seguiu outro caminho, entrou para a Universidade de Pisa, como estudante de medicina, em 1581. O currículo de Pisa requeria a aprovação das autoridades jesuítas em Roma. Até mesmo os diagramas anatômicos dos livros didáticos de Galileu deveriam ser aprovados pelos jesuítas. Porém, Galileu abandonou a medicina após alguns meses e começou a estudar matemática. Entre os muitos textos que ele deixou está um tributo eloqüente ao poder da matemática de iluminar o mundo. “ Este grande livro, “O Universo”, só poderia ser compreendido se fosse aprendida a linguagem e o alfabeto em que foi composto, isto é, a linguagem matemática: triângulos e círculos, figuras geométricas, sem a qual seria impossível, humanamente impossível, entender uma palavra se quer. Sem isso, acabaria se perdendo como num labirinto escuro”.
Galileu 6
Para a Igreja existia uma razão prática para o estudo dos Céus. O céu funcionava como relógio e calendário. Por trás dos muros dos conventos, o nascer o pôr do Sol definia os ciclos de preces diurno e noturno. A cada primavera, a plantação dos jardins coincidiria com a chegada do equinócio. O solstício precedia o Natal e as fases da Lua ditavam as datas da Quaresma e da Páscoa. A Igreja utilizava o calendário para dar significado espiritual à astronomia geocêntrica de Aristóteles. As imagens eram muito úteis para o ensino da teologia. Ali, a Terra não está no centro do Universo: está num local privilegiado. Está no final do Universo. Apenas o Inferno está abaixo disso. E há uma cadeia de criação subindo ao Céu.
Galileu 5
Os trabalhos de Galileu foram banidos pela Igreja por séculos e apenas com a chegada da nossa época a sua rixa com a Igreja seria resolvida. Galileu pagaria um terrível preço, mas as suas descobertas mudariam o mundo. Uma estátua do padre Giordano Bruno marca o local, em Roma, onde ele foi queimado vivo por possuir crenças não ortodoxas. O Vaticano acreditava que a astronomia investigava as obras de Deus. Nas universidades católicas era preciso passar em sete matérias, antes que se pudesse prestar filosofia ou teologia. Uma dessas matérias era astronomia. Estudar as estrelas era uma forma de tirá-los do senso comum para um mundo mais transcendente: um mundo belo, um mundo eterno.
Galileu 4
As cartas que a filha de Galileu escreveu para ele, muitas delas existem ainda hoje. Revelam a preocupação de uma filha pela aflição de seu pai, silenciado como herege e aprisionado em sua própria casa. Mas Galileu nunca perderia a sua paixão pelas explicações sobre o mundo natural. Galileu foi sincero quando afirmou que a Bíblia trazia a verdadeira palavra de Deus, mas ele não a julgava um bom livro de astronomia.

   

Como referenciar: "Galileu - Imagens filosóficas" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 09:55. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/imagens_lista.php?categoria=Galileu&pg=4