Você está em Diversos > Imagens

Imagens filosóficas

Filosofia por Imagens, com Lúcio Packter

Ilhéus e mundo
Quem lê Cacau, de Jorge Amado, e em seguida visita Ilhéus, Bahia, pode ter a nítida impressão de mundo e literatura como uma coisa somente. Personagens caminham por localidades da cidade. Jorge Amado está vivo. ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
Caminho das borboletas
Algumas obviedades: plantamos lantânas e aparecem borboletas, assim como quando semeamos espinhos, tristezas, dubiedade aparecem... (fotos em viagens pelo mundo ---- Lúcio Packter)
Horizontes
O mar entre a França e a Inglaterra, sereno após dias de chuvas intensas. Algumas pessoas trazem a imagem da serenidade e a tornam concreta, viva, mesmo quando outros elementos anunciam que dela restará apenas a lembrança. ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
A vida imitando a arte
Uma parede em uma das charmosas ruas de Porto Alegre, um trecho no qual a vida imita a arte. (fotos em viagens pelo mundo ---- Lúcio Packter)
Portões e significados
Pequeno portão em ripas no interior do Paraná. Proteger, separar, anunciar, demarcar, pequenos portões são estruturas simples que mostram caracteres de posse e propriedade em nossa época ---- (fotos em viagens pelo mundo, com Lúcio Packter)
Esculturas contemporâneas
Nossas esculturas de tijolos, cantaria, pedras brutas, pregos, tábuas, telas, tudo unido por cimento e argamassa, um dos retratos artísticos de nossos dias, um dos depoimentos de aceites, gostos, época. (fotos em viagens pelo mundo ---- Lúcio Packter)
Uma janela em Jaffa
Uma janela em uma aldeia com 4 mil anos de existência, Jaffa,aldeia reconstruída diversas vezes. Uma vista para o Mediterrâneo ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
Céu do outono em Israel
Como é o céu do outono em sua cidade, em seu Estado? Entre o rio Jordão e Jerusalém, em uma tarde outonal esta imagem foi feita. Um modo de verificar a existência seria considerando suas formações pelos céus? ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
Clonagens
Um interessante elemento surge com força maior em vários segmentos: clonagens. Este cartaz, que fotografei no sul da Inglaterra, em Brighton, mostra uma das novas tendências, clonar como segurança de acesso aos acervos existenciais. Isso ainda vai longe e pode chegar às nossas idéias,ao acervo que se registra em nossas almas? Bom, mau, instigante? ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
Spinoza em Amsterdã
Uma estátua de Spinoza no centro de Amsterdã. Entre canais, barcos, bicicletas a cidade faz contemplar, sereno, seu maior filósofo.--- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
Homem máquina ou máquina homem?
Imagem que ilustrava um anúncio no aeroporto em Londres. Podemos ser considerados também pela mecânica que nos habita? A mecânica é parte de nós ou somos parte desta mecânica? ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
O lago do monstro
São 200 metros de profundidade, mais de 30 quilômetros de comprimento, entre vales e bosques, águas geralmente escuras, uma ligação com o oceano pelo rio Ness - por onde esturjões com 4 metros podem chegar, além de polvos, focas e outros animais. É de fato provável que seres desconhecidos habitem as águas do lago escocês. A imaginação complementa o que resta. ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
Mar Morto
O mar Morto, com as montanhas da Jordânia ao fundo. O nível de suas águas está cerca de 400 metros abaixo do nível das águas do mar Mediterrâneo. Por isso, o mar Morto também é conhecido como uma linda gruta a céu aberto! ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
Prédios coloridos
Prédios suavemente coloridos de Notting Hill, inverno, temperaturas de 4 a 6 graus. Interessante como a cor macia no inverno pode trazer impressões do outono, no contraste com os prédios. Não é comum naquele país que se pinte a fachada dos prédios ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)
A alma que habita as coisas
Algumas cidades são habitadas por rios vivos, seres com alma, criaturas que conversam com as pessoas. Uma destas cidades é Londres. O Tâmisa é parte da essência para muitos dos que vivem em Londres. ---- Lúcio Packter (fotos em viagens pelo mundo)

   

Como referenciar: "Filosofia por Imagens, com Lúcio Packter - Imagens filosóficas" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 25/05/2020 às 16:46. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/imagens_lista.php?pg=2&categoria=Filosofia%20por%20Imagens,%20com%20L%C3%BAcio%20Packter