Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Banausia
Em grego significa arte mecânica ou trabalho manual em geral e a sua valorização como coisa grosseira e vulgar. Essa noção de Banausia na sociedade antiga, permitia a divisão da própria sociedade em duas classes: os que extraíam os meios de vida do trabalho manual e eram destinados a obedecer e os que se haviam libertado da escravidão do trabalho manual e eram destinados a mandar. Com algumas exceções, essa concepção durou por toda a Idade Média e foi só com o Renascimento que se começou a introduzir no mundo moderno o conceito de dignidade do trabalho manual.
 

Belo
Para Platão o Belo pode ser entendido como manifestação do bem. Segundo ele só à beleza, entre todas as substâncias perfeitas, coube o privilégio de ser a mais evidente e a mais amável. Por isso, na beleza e no amor que ela suscita, o homem encontra o ponto de partida para a recordação ou a contemplação das substâncias ideais. Para o Romantismo o Belo é a manifestação da verdade. Aristóteles entendia o Belo como simetria. O Belo é constituído pela ordem, pela simetria e por uma grandeza capaz de ser abarcada, em seu conjunto, por um só olhar. O Belo pode ainda ser entendido como perfeição sensível e significa, por um lado, representação sensível perfeita e, por outro, o prazer que acompanha a atividade sensível.
 

Bicondicional
Por esse nome ou pelo de equivalência material entende-se geralmente na lógica contemporânea o conectivo "se e somente se", simbolizado às vezes com o sinal =. Bicondicional equivale, obviamente, à conjunção das duas condicionais: "se p, então d" e "se q, então p".
 

Bovarismo
Termo derivado do nome da famosa personagem de Flaubert (Madame Bovary, 1857), para indicar a atitude de quem cria para si mesmo uma personalidade fictícia e procura viver em conformidade com ela, chocando-se contra a sua própria natureza e contra os fatos. O termo foi criado por Jules de Gaultier.
 

 
 
Como referenciar: "Dicionário - B" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/11/2019 às 00:34. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=B