Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Paidéia
Ideal educativo que compreendia, na Grécia antiga, não só os conhecimentos, mas também as artes e a formação do caráter. Em Roma, identificou-se com o conceito de humanitas.
 

Palingênese
Para os estoicos a Palingênese é o renascimento do mundo depois do término de um ciclo de vida. Renascimento da alma ou qualquer renovação radical.
 

Pampneumatismo
Para Karl Robert Eduard von Hartmann, Pampneumatismo é utilizado no mesmo sentido de pampsiquismo.
 

Pampsiquismo
Redução da matéria a alma, ou seja, a propriedades ou atributos psíquicos, sendo portanto, espiritualismo. Com isso, a matéria não é negada, mas seus atributos fundamentais são reduzidos à ação de forças ou atributos espirituais.
 

Pancalismo
No pensamento de James Mark Baldwin, Pancalismo designa a beleza, que como objeto da atividade estética, realiza a conciliação entre a atividade cognoscitiva e a atividade prática, unificando o mundo da experiência.
 

Panlogismo
Johann Eduard Erdmann designou a doutrina de Hegel de Panlogista por admitir a identidade entre racional e real.
 

Pansofia
Para Jan Amos Komenský Pansofia é ensinar tudo a todos. Para Immanuel Kant é o conjunto da poli-história, que é o conhecimento histórico, e da polimatia, que é o conhecimento racional.
 

Panspermia
Teoria de que a vida sobre a terra provém de sementes orgânicas difundidas por todo o universo.
 

Panteísmo
Teoria segundo a qual Deus é a natureza do mundo, identificando a causalidade divina com a causalidade natural. Uma das formas de Panteísmo humanista é a chamada teologia sem Deus.
 

Pantelismo
O mesmo que voluntarismo.
 

 
 
Como referenciar: "Dicionário - P" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 20/11/2019 às 23:52. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=P