Você está em Ajuda > Dicas

Dicas para monografia

    (26/Dez)

Um leitor imaginário: organizando o material

 
Depois de estudar os textos, reunir o material anotado é, para muitos alunos, sinônimo de trabalho concluído. Errado! O trabalho está pronto para ser iniciado. Ou seja, você tem dados, mas precisa agora organizá-los, tentar responder sua questão e preparar a apresentação de seu trabalho - seja em texto, apresentação oral, pôster, vídeo, em qualquer formato, um trabalho precisa ser preparado.

Os critérios para a organização do material são ditados pela questão que pretende responder. O que é necessário saber sobre o assunto para respondê-la? Apresente esses dados para si mesmo e para um leitor imaginário. Seu leitor imaginário precisa ser alguém que desconheça completamente o assunto, por isso você precisará explicar tudo bem detalhadamente a ele. Nunca suponha que seu leitor já sabe o que você está pensando. Ele nada sabe, você deve dizer absolutamente tudo. Essa suposição de um leitor plenamente ignorante o obriga a apresentar as justificativas de seu pensamento, o obriga a construir um discurso completo, com começo, meio e fim.
 
 
Como referenciar: "Dicas para monografia" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 06:42. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_dica.php?id=17