Você está em Ajuda > Dicas

Dicas para monografia

    (12/Ago)

Ler ou estudar?

 
Ler ou estudar? Como você estuda um texto? Muitos alunos reclamam que leram um texto e não entenderam absolutamente uma linha. Alguns chegam a afirmar que o texto é muito difícil, que é impossível, que o próprio autor não entendeu o que escreveu, e outros comentários gênero. Mas como você lê um texto?

Um primeiro contato com um texto, dependendo do grau de conhecimento que temos sobre o assunto, de dificuldade de leitura, de complexidade do tema, pode ser insuficiente para que compreendamos seu significado, e na maior parte das vezes é. Neste caso, precisamos fazer uma leitura inicial, procurar os significados dos termos em dicionários e dicionários especializados, ler outros textos sobre o assunto. Um texto, habitualmente, situa-se na obra de um autor, que se situa em uma corrente de pensamento, em uma época e cultura específicas, e tenta responder questões próprias daquela época, daquele autor. Muitas vezes, os termos utilizados possuem significados próprios da época, da área ou até de uma discussão específica. Nietzsche, por exemplo, quando se refere ao velho filósofo, refere-se a Descartes. Mas o nome, Descartes, não aparece em boa parte de seus escritos que se dirigem ao velho filósofo.

Assim, um primeiro passo para a leitura do texto é compreender seu contexto. Não tenha vergonha de recorrer à história da área que você está pesquisando, a dicionários e enciclopédias especializados. Mas lembre-se que este é apenas um primeiro passo. Uma pesquisa não pode ser fundamentada no dicionário ou na enciclopédia, muito menos ser uma cópia ou resumo de um texto – aliás, cópia pode caracterizar plágio e plágio é crime, você sabia? Lembre-se também que os dicionários, enciclopédias e livros de história da área de pesquisa devem ser de fontes seguras, ou seja, dê preferência às referências da área – muito provavelmente indicadas na bibliografia do curso que você faz, mas caso não encontre ou tenha dúvidas, consulte o professor orientador a respeito.

 
 
Como referenciar: "Dicas para monografia" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 18:36. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_dica.php?id=6