Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (26/Nov) Congressos, encontros - dica 38
 
Congressos, workshops, eventos filosóficos trazem elementos importantes, desde que o patamar de desenvolvimento no qual o estudante se encontre tenha interação com os trabalhos. Mas um elemento relevante nestes encontros filosóficos é o aspecto que transcende os trabalhos apresentados. As conversas no cafezinho, a convivência fora da formalidade, a amizade que é feita nos intervalos, o vinho com os colegas. Não é raro que a parte mais importante esteja fora da formalidade. Cuide e observe se o que é apresentado na formalidade acadêmica encontra paralelo na informalidade dos corredores, das mesas, das conversas de jardim. Algumas filosofias somente funcionam no papel, no discurso da mesa de apresentação, e nada há de errado ou ruim nisso, em alguns casos, pois há espaço para as filosofias especulativas e elas têm sua razão de ser no mundo acadêmico. Mas o aluno, ao avaliar as rupturas e complementações entre teoria e prática, pode se orientar quanto aos rumos a tomar. Isso, evidentemente, nem sempre é simples e fácil.

Congressos, eventos, mostram parte da vida social do filósofo, mostram às vezes outras faces do discurso, trazem a chance da experiência do convívio filosófico em bases que vão além dos papéis, dos escritos. A validação do discurso pode passar por este critério, vez ou outra.

Vale, muitas vezes, verificar se isso tem a ver com você, com seu modo de trabalhar a Filosofia.
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 04:39. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_estudo.php?id=42