Você está em Pratique > Provas
Provas de concursos e vestibular
(10/Out) | Secretaria de Educação - Rondônia - IBADE - 2017 - | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Questão 36 O "Processo lógico de derivar uma proposição da outra, ou de se obter uma conclusão a partir de determinadas premissas, de acordo com certas regras operatórias". (JARIPASSU & MARCONDES, 2001) Encontra sua expressão perfeita no conceito de: A) juízo. B) ataraxia. C) anfibologia. D) solipsismo. E) inferência. Questão 37 Immanuel Kant, na sua importantíssima Crítica da Faculdade do Juízo, diz que "nenhum conceito de bom pode determinar o juízo de gosto". Ele justifica essa negação alegando que o juízo de gosto não concerne a nenhum conceito da natureza; o que o reduz à simples expressão da "relação das faculdades da representação entre si". Com base nessa concepção, resta tornar o juízo de gosto correspondente, exclusivamente, ao juízo: A) de valor sintético. B) de conhecimento. C) estético. D) a priori. E) a posteriori. Questão 38 René Descartes, ao avançar na sua discussão sobre o impacto da filosofia sobre as capacidades de pensar, compreender, estabelecer comparações, prover inferências, discriminar entre tese principal e secundária, entre outras coisas, coloca a percepção como aspecto essencial para o procedimento do correto filosofar. (DESCARTES, 2002) Segundo ele, a percepção se divide em: A) distinta e analítica. B) clara e distinta. C) sintética e clara. D) silogística e sintética. E) figurativa e normativa. Questão 39 Atualmente, a questão do meio ambiente recebe grande destaque. Assim, qualquer inserção no debate sobre tal tema requer alguma concepção acerca da natureza. Uma sintética, porém contundente, apreciação desse assunto chama a atenção para a existência de um conceito o qual funciona como "princípio de organização extensivo à natureza como um todo". Tal conceito é: A) mioma. B) fauna. C) flora. D) organismo. E) agropecuária. Questão 40 A questão sobre o que é a filosofia, é recorrente a qualquer grande filósofo. Naturalmente, as respostas são as mais variadas. Contudo, a despeito da diversidade intrínseca a tal atitude, um aspecto desponta como típico, estando portanto presente em todas as épocas, e caro a todos os que encaram o desafio de responder à demanda mencionada. Em uma formulação simples, didática, porém, altamente eficiente, IGLÉSIAS, 1999, concebeu-se a filosofia como um "saber pelo saber; um saber livre, e não um saber que se constitui para resolver uma dificuldade de ordem prática; um saber pelas causas". Nesse sentido, a filosofia define-se como um pensar pelo pensar. Isto posto, cabe indagar sobre aquilo que, concretamente, compele os homens à prática de tal forma de pensar a qual, conquanto tenha sua relevância variável ao longo da história, conserva sua vivacidade e pujança. O termo grego "thauma" consubstancia toda a essência da questão. Toda a gama de caracteres que circunscrevem tal impulso encontra sua melhor descrição pelo termo: A) admiração. B) lógica. C) silogismo. D) sofística. E) erística. Questão 41 Nenhum filósofo dedicou mais atenção à questão do trabalho do que Karl Marx. Ao longo de sua obra o trabalho recebe vários significados. Isso é devido aos múltiplos pontos de vista a partir dos quais ele reflete sobre tal objeto. Em sua análise econômica mais madura, patenteada sobretudo em O Capital, o trabalho é detalhadamente analisado: razão pela qual, em tal obra, o sentido de cada uma das definições só encontra inteligibilidade em função dos atributos que o circundam. Seja como for, o aspecto constitutivo do trabalho na sociedade capitalista, o qual dá sentido a todo esforço de Marx, e que já está presente em suas obras de juventude, pode ser sintetizado sob a rubrica de trabalho:(MARX, 1993) A) concreto. B) abstrato. C) industrial. D) alienado. E) mental. Questão 42 Para Aristóteles, o que caracteriza a filosofia e a distingue das demais formas de saber é "o conhecimento dos universais". Isso habilita o detentor de tal conhecimento à "capacidade de ensinar"; o que só é possível aos que se lançam à "pesquisa das causas primeiras e dos princípios". (ARISTÓTELES, 2002) Esse tipo de conhecimento que encerra o significado primordial da filosofia, ao ser delineado contra o pano de fundo da experiência, recebe o nome de: A) órganon. B) ética. C) arte. D) hilemorfismo. E) física. Questão 43 Kant define o juízo como "uma representação da unidade da consciência de diversas representações ou a representação entre elas, na medida em que constituem um conceito". (KANT, 2014) À frente, no mesmo texto, ele destaca que "a todo juízo pertencem, como seus componentes essenciais, matéria e forma". Contudo, ele destaca, logo em seguida, que "por fazer abstração de toda diferença real ou objetiva do conhecimento, a Lógica não pode tratar da matéria dos juízos, assim como não se ocupou do conteúdo dos conceitos". Concluindo seu raciocínio, Kant afirma que cabe à lógica o papel exclusivo de investigar a diferença dos(das): A) juízos no que concerne a sua mera forma. B) consciências no que concerne a sua mera expressão empírica. C) conceitos no que concerne a sua expressão transcendental. D) formas no que concerne a sua materialização em conteúdo. E) matérias no que concerne a sua pura expressão enquanto tal. Questão 44 Um documento produzido pelo MEC a respeito da importância da filosofia para o ensino médio descreve-a da seguinte maneira: "A Filosofia deve compor, com as demais disciplinas do ensino médio, o papel proposto para essa fase da formação. Nesse sentido, além da tarefa geral de "pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" (Artigo 2º da Lei nº 9.394/1996), destaca-se a proposição de um tipo de formação que não é uma mera oferta de conhecimentos a serem assimilados pelo estudante, mas sim o aprendizado de uma relação com o conhecimento que lhe permita adaptar-se "com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores" (Artigo 36, Inciso II) - o que significa, mais que dominar um conteúdo, saber ter acesso aos diversos conhecimentos de forma significativa. A educação deve centrar-se mais na ideia de fornecer instrumentos e de apresentar perspectivas, enquanto caberá ao estudante a possibilidade de posicionar-se e de correlacionar o quanto aprende com uma utilidade para sua vida, tendo presente que um conhecimento útil não corresponde a um saber prático e restrito, quem sabe à habilidade para desenvolver certas tarefas. Há, com isso, uma importante mudança no foco da educação para o aluno, que, tomando como ponto de partida a sua formação ou em termos mais amplos a constituição de si, deve posicionar-se diante dos conhecimentos que lhe são apresentados, estabelecendo uma ativa relação com eles e não somente apreendendo conteúdos". "Objetivos para a filosofia no ensino médio". In, Orientações curriculares para o ensino médio. Vol 3: Ciências humanas e suas tecnologias.Portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_3 .internet.pdf.Acesso em 12/10/2016 p. 28. Na esteira dessa caracterização, resta óbvio qualificar como principal papel da filosofia o de: A) articulador. B) mediador. C) retificador. D) redutor. E) formador. Questão 45 Em uma obra chamada O que é política? (1999), Hannah Arendt ataca frontalmente a concepção do homem como "Zoon Politikon", ou seja, como animal político, e como tal, propenso de modo inato à sociabilidade. Contra isso, ela define a natureza da política "fora dos homens". Como tal, ela emerge "no intra-espaço", e se estabelece como: A) resultado. B) pré-condição. C) relação. D) conversão. E) orientação. Questão 46 Immanuel Kant lista três "atos lógicos do intelecto, pelos quais os conceitos se produzem segundo sua forma", são eles: A) empírico, arbitrário e analítico. B) diferencial, universal e consubstancial. C) prolegomênico, derivativo e sensitivo. D) comparação, reflexão e abstração. E) ilação, pressuposição e concatenação. Questão 47 "O uso da especulação racional na tentativa de compreender a realidade que se manifesta aos homens". (IGLÉSIAS, 1999) Essa frase encerra a característica distintiva da filosofia, delimitando com precisão sua distância em relação à(ao): A) ciência. B) mito. C) literatura. D) ritornelo. E) astronomia. Questão 48 "Contra as cosmologias e as teogonias instauram-se investigações que visam descobrir princípios de explicação "realistas" e que nada mais tomam da interpretação religiosa tradicional". (CHATELET, 1981) Nessa esteira, Chatelet caracteriza como "simbólica da invocação" a atitude característica da explicação de aspecto religioso à qual se opõe a filosofia. Nesse sentido, a atitude primordial da filosofia encontra seu pleno significado na expressão: A) analítica do sublime. B) lógica do discurso. C) dialética materialista. D) realismo mágico. E) hilemorfismo anfibologista. Questão 49 Ilya Prigogine e Isabelle Stengers caracterizam a ciência como um procedimento a partir do qual "trata-se de adivinhar o comportamento de uma realidade distinta de nós, insubmissa tanto a nossas crenças e ambições quanto a nossas esperanças. Não se obriga a dizer tudo o que se quer à natureza, e é porque a ciência não é um monólogo, porque ao "objeto" interrogado não faltam meios para desmentir a hipótese mais plausível ou mais sedutora, em resumo, por ser arriscado, é que torna-se fonte de emoções raras e intensas". (PRIGOGINE & STENGERS, 1984) O caráter "arriscado" desse procedimento qualifica-o também, consoante aos autores citados, como um(a): A) aposta. B) ritual. C) jogo. D) liturgia. E) pressuposto. Questão 50 "A natureza é, para a humanidade, uma questão de utilidade, e não uma força em si mesma. A finalidade de procurar conhecer as leis autônomas da natureza é sujeitá-la às necessidades humanas, como um objeto de consumo ou meio de produção". Essa concepção de natureza evidencia sua existência independentemente dos homens; porém, "ela só manifesta suas qualidades e ganha significado através de uma relação transformadora" com o(a): (YOUNG, 1993) A) trabalho. B) consciência. C) devir. D) necessidade. E) materialismo. GABARITO: 36E 37C 38B 39D 40A 41D 42C 43A 44E 45C 46D 47B 48B 49C 50A |
||||
Como referenciar: "Provas - Secretaria de Educação - Rondônia - IBADE - 2017 - " em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 22:36. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=240