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Provas de concursos e vestibular

 
(22/Ago) SEDUC - AM - Instituto Acesso - 2018
 
Conhecimentos Específicos

Questão: 31
"Contemplando uma cascata, acreditamos ver nas inúmeras ondulações, serpenteares, quebras de ondas, liberdade da vontade e capricho; mas tudo é necessidade, cada movimento pode ser calculado matematicamente. O mesmo acontece com as ações humanas; poder-se-ia calcular antecipadamente cada ação, caso se fosse onisciente, e, da mesma maneira, cada progresso do conhecimento, cada erro, cada maldade." (NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. Um livro para espíritos livres. São Paulo: Cia das Letras, 2006.)
A partir desta citação de Nietzsche, o livre arbítrio pode ser considerado um erro, pois:
A) Os homens foram considerados livres para poderem ser julgados, ser punidos. CORRETA
B)Os seres humanos, por não terem dignidade, não são capazes de alcançar o sentido do livrearbítrio. INCORRETA
C)Os sacerdotes à frente das velhas comunidades, não desejaram criar para si o direito de impor castigos ou passar para Deus este direito. INCORRETA
D)Apesar da doutrina da vontade ter sido inventada com o objetivo da punição, a Igreja conseguiu retirar esta culpa sobre o homem. INCORRETA
E)Os teólogos, que partem do conceito de "ordem moral do mundo", já não "continuam a
empestear" a ideia de inocência do vir a ser ligado à culpa e ao castigo. INCORRETA

Questão: 32
Leia com atenção os trechos das músicas abaixo:
"Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará/
A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente/ Viu há um segundo/ Tudo muda o tempo todo/ No mundo
Não adianta fugir/ Nem mentir/ Pra si mesmo agora/ Há tanta vida lá fora/ Aqui dentro sempre/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar" (Como uma onda - Lulu Santos e Nelson Motta)
"Todo dia ela faz tudo sempre igual / Me sacode às seis horas da manhã / Me sorri um sorriso pontual /E me beija com a boca de hortelã
Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar /E essas coisas que diz toda mulher /Diz que está me esperando pro jantar /E me beija com a boca de café
Todo dia eu só penso em poder parar/ Meio dia eu só penso em dizer não / Depois penso na vida pra levar / E me calo com a boca de feijão" (Cotidiano - Chico Buarque)
As duas letras podem ser associadas a ideias dos filósofos gregos Heráclito e Parmênides, que viveram no século VI. a.C.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ideia destes filósofos.
A) Parmênides defendia que o ser é único, mutável e imóvel. INCORRETA
B)Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, em constante movimento, onde nada
permanece idêntico a si mesmo. CORRETA
C)Heráclito afirmava que o nosso conhecimento sensitivo das coisas nos dá uma ilusão do movimento, uma aparência. INCORRETA
D)Heráclito afirmava que mesmo que o homem entre em um rio mais de uma vez, a essência não é modificada. INCORRETA
E) Parmênides defendia a divisão do universo em dois pólos, ou seja, do "ser" e do "não-ser". INCORRETA

Questão: 33
"O aparecimento da polis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências; a polis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas." VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A., 1989.
Segundo Vernant, o advento da polis inaugura uma importante invenção que, por ela, a vida social e as relações entre os homens tomaram uma nova forma e contribuiu para o nascimento da filosofia.
Assinale a alternativa que apresenta esta invenção destacada pelo autor como preeminente e por excelência sobre todos os outros instrumentos de poder surgidos com a polis:
A)A redação das leis, que ao escrevê-las retira-se a autoridade privada dos basileis, cuja função era dizer o direito. INCORRETA
B)A distinção de um domínio público, um setor de interesse comum, opondo-se aos assuntos privados. INCORRETA
C)A sabedoria, a partir das revelações e mistérios que buscavam transformar o homem no íntimo, fazer dele único, quase um Deus. INCORRETA
D)A palavra, enquanto debate contraditório, discussão, argumentação e chave de toda autoridade no Estado. CORRETA
E) As relíquias secretas, nas quais muitas cidades colocam sua salvação na posse destes elementos. INCORRETA

Questão: 34
Leia com atenção o trecho abaixo:
"O primeiro que, tendo cercado um terreno, ousou dizer Isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simplórias para lhe dar crédito foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassinatos, quantas misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tampando o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: "Evitai escutar esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não é de ninguém!" (MARCONDES, Danilo. Texto básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 5 ed. Revista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
A ideia presente no trecho acima foi defendida por qual importante filósofo?
A) Thomas Hobbes. INCORRETA
B) David Hume. INCORRETA
C) Jean-Jacques. Rousseau CORRETA
D) René Descartes. INCORRETA
E) John Locke. INCORRETA

Questão: 35
Maquiavel (1469 - 1527), em seu livro O Príncipe, nos apresenta um manual da conduta de príncipes, que descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e basicamente como dominar e manter um principado.
Lido por muitos, a obra do Florentino conhece muitas interpretações divergentes tanto quantos são os filósofos que dele se aproxima para analisá-lo.
Abaixo as afirmações demonstram as apropriações das ideias de Maquiavel por diferentes pensadores e lideranças, EXCETO:
A)Voltaire (1694-1778) teve um julgamento negativo em relação à obra, inspirando Frederico II da Prússia 1712-1786) a escrever a obra Anti-Maquiavel. INCORRETA
B)No século XIX, foi transformado em herói nacional pelo movimento de unificação da Itália, o Risorgimento. INCORRETA
C)No começo do século XX, as discrepâncias em relação ao entendimento da obra, levaram a várias interpretações. Mussolini (1883-1937) transformou a obra em precursor do fascismo. INCORRETA
D)Rousseau (1712-1778) sustentou que O Príncipe era uma sátira, compreendida erroneamente como um elogio. CORRETA
E)Com a consolidação do poder absoluto dos monarcas, O Príncipe passou a ser identificado como um manual de técnicas instrumentais do despotismo. INCORRETA

Questão: 36
Cerletti em seu livro, "O ensino de filosofia como problema filosófico", traz uma citação do filósofo francês Badiou: "A filosofia é o ato de reorganizar as experiências teoréticas e práticas, propondo uma nova grande divisão normativa que inverte uma ordem intelectual estabelecida e promove novos valores para além dos comuns. A forma de tudo, isto é, mais ou menos, dirigir-se livremente a todos, mas primeiro e principalmente aos jovens, pois um filósofo sabe perfeitamente bem que os jovens têm que tomar decisões sobre suas vidas e que eles estão geralmente mais dispostos a aceitar os riscos de uma revolta lógica."
(BADIOU, In. CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.)
Nesta perspectiva, haverá sempre na filosofia uma decisão de reorganizar o que já existe a partir de novas decisões normativas. Considerando este contexto diante do que é defendido por Cerletti para o ensino de filosofia, avalie as afirmativas a seguir:
I. Os professores precisam ensinar filosofia no ato de filosofar.
II. A "repetição criativa" deve ter lugar no ensino e na aprendizagem.
III. O que a filosofia repete é um conhecimento determinado e não a alteração da continuidade do que "se diz".
IV. O professor precisa criar as condições para que os alunos consigam, por si mesmos, desenvolver a identidade do interrogar e da vontade saber.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
A) Todas as afirmativas são verdadeiras. INCORRETA
B) As afirmativas I e II são verdadeiras, e as afirmativas III e IV são falsas. INCORRETA
C) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, e a afirmativa III é falsa. CORRETA
D) As afirmativas I, II e III são verdadeiras, e a afirmativa IV é falsa. INCORRETA
E) As afirmativas II e III são verdadeiras, e afirmativas I e IV são falsas. INCORRETA

Questão: 37
Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1227 -1274) foram os maiores representantes da Filosofia Medieval. Cada qual pode em sua época, defender ideias que se tornaram bases conceituais do pensamento cristão.
Sobre estes filósofos, considere:
I. Repelido em meu esforço senti que as trevas de minha alma não me permitiam contemplar: experimentei a certeza da sua existência e infinitude, sem, contudo, estender-vos pelos espaços finitos e infinitos."
II. Parece-nos que a existência de Deus é evidente. Com efeito, denominamos verdades evidentes aquelas cujo conhecimento está em nós naturalmente, como é o caso dos primeiros princípios."
III. Vi claramente que todas as coisas boas podem, entretanto, se corromper, e não se poderiam corromper se fossem sumamente boas, nem tampouco se não fossem boas. Se fossem absolutamente boas seriam incorruptíveis, e se não houvesse nada de bom nelas, não poderiam se corromper."
IV. Não somos Deus, mas foi Ele quem nos criou. O homem interior conheceu esta verdade através do ministério do homem exterior. Eu, homem interior, dotado de uma alma, soube disso por meio dos sentidos de meu corpo."
V. Alguns, com efeito, acreditaram que Deus fosse um corpo. Mesmo que defendamos que todos entendem a palavra "Deus" neste sentido, isto não significa que representem a existência desta coisa como real e não como apenas uma representação mental."
Correspondem ao pensamento de Santo Agostinho, o que se afirma apenas em:
A) II e V. INCORRETA
B) I, II e III. INCORRETA
C) I, III e IV. CORRETA
D) I, II e V. INCORRETA
E) I e IV. INCORRETA

Questão: 38
Segundo Marilena Chauí (2010), "o campo ético é, assim, constituído pelo agente livre, que é o sujeito moral ou a pessoa moral [...]" Para a autora, este sujeito moral só pode existir se atender algumas condições, como:
I. ser consciente de si, tendo sua consciência como caminho maior, independente da existência dos outros como sujeitos éticos.
II. ser dotado de vontade, ou seja, capacidade de controlar e orientar desejos e deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
III. ser capaz de atender as regras e normas definidas pelos outros, subordinando-se sempre que necessário.
IV. ser responsável, ou seja, reconhecer-se como autor da ação, independente dos efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros, sem responder por elas.
V. ser livre, ou seja, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações. Autodeterminar-se, dando a si mesmo as regras de conduta.
Das condições citadas acima, estão corretas, segundo Chauí:
A) I, III e IV. INCORRETA
B) II, III e IV. INCORRETA
C) II e V. CORRETA
D) II e III e IV. INCORRETA
E) III e V. INCORRETA

Questão: 39
A lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, em seu artigo 35-A, afirma que a Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação. Em seu 2º parágrafo está previsto que:
A)A Base Nacional Comum referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia. INCORRETA
B) O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio. CORRETA
C)A União estabelecerá os padrões de desempenho para o ensino médio, que serão referência nos processos nacionais de avaliação, a partir da Base Nacional Comum. INCORRETA
D)Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. INCORRETA
E)A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio. INCORRETA

Questão: 40
"Como as próprias palavras indicam, ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros." CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática. 2010.
Muitos filósofos construíram e debateram os conceitos de ética e moral, estabelecendo proximidades e divergências de pensamento. Dentre eles, o filósofo francês Henri Bergson (1859 - 1941), desenvolveu uma perspectiva que busca compreender a relação entre dever e cultura ou entre dever e história.
Assinale a alternativa que apresenta a compreensão bergsoniana sobre ética e moral.
A)Para Bergson, a moral aberta é moral social, sendo fixa, repetitiva, habitual e respeitada quase automaticamente por todos. INCORRETA
B)Bergson afirma que o dever, a obrigação e a moral não dizem respeito a uma razão prática, uma vez que a ordem moral depende antes da ordem social, que se apresenta em diferentes formas. CORRETA
C)Bergson defende que a lógica tem força suficiente para suplantar a emoção e o hábito, servindo como base principal de uma formulação da ética. INCORRETA
D) Bergson defende a razão como o simples fator de obediência e de ação moral. INCORRETA
E)Bergson apresenta a ideia de uma moral fechada, em que novos valores e novas condutas são criadas, instaurando uma nova ética. INCORRETA

Questão: 41
Leia com atenção os excertos abaixo:
I. "Depois, examinando com atenção o que eu era, e vendo que podia supor que não tinha corpo algum e que não havia qualquer mudo, ou qualquer lugar onde eu existisse, mas que nem por isso podia supor que não existia; e que, ao contrário, pelo fato mesmo de eu pensar em duvidar da verdade das outras coisas seguia-se mui evidente e mui certamente que eu existia; (...)" DESCARTES, René. Discurso do método. 3 ed. São Paulo, Nova Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores)
II. "(...) quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, à primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela." HUME, David. Investigação acerca do pensamento humano. São Paulo, Nova Cultural, 1989.
III. "Não há dúvida de que todo nosso conhecimento começa com a experiência (...) Mas embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que a nossa própria faculdade de conhecimento (apenas provocada por impressões sensíveis) fornece de si mesma. KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo, Abril Cultural, 1979. (Col. Os Pensadores)
Três importantes correntes filosóficas foram apontadas nos excertos acima. Estas buscam entender de onde se originam o conhecimento, as ideias, os conceitos e as representações.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta, respectivamente, os excertos e as correntes filosóficas representadas.
A) I. Apriorismo II. Empirismo III. Racionalismo INCORRETA
B) I. Racionalismo II. Empirismo III. Apriorismo CORRETA
C) I. Racionalismo II. Apriorismo III. Dogmatismo INCORRETA
D) I. Empirismo II. Apriorismo III. Racionalismo INCORRETA
E) I. Racionalismo II. Empirismo III. Dogmatismo INCORRETA

Questão: 42
"As proposições fatuais são, pois, o fundamento de todo saber, mesmo que elas precisem ser abandonadas no momento de transição para afirmações gerais. Estas proposições estão no início da ciência. O conhecimento começa com a constatação dos fatos." SCHLICK, Moritz. Sentido e Verificação. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores)
A citação acima compõe ideias de um grupo de cientistas que marcou a filosofia da ciência, conhecido como Círculo Viena. A partir das ideias defendidas por este grupo de cientistas de diversas áreas, leia as afirmativas abaixo.
I. Ficou acordado que a filosofia e a teologia não podiam ostentar validade cognoscitiva, pois não havia uma ligação interdisciplinar entre elas.
II. Todo conhecimento fica sujeito ao racionalismo.
III. Defesa da orientação absolutamente teológica.
IV. Reivindicação da metodologia e da análise lógica da linguagem como instrumento sistemático e reflexão filosófica.
V. Colocar a linguagem do saber contemporâneo sob rigorosas bases intersubjetivas, entendendo que não há conhecimento sem comunicação.
Agora, assinale a alternativa que contenha as afirmativas INCORRETAS.
A) Afirmativas I e IV. INCORRETA
B) Afirmativas I, II e III. INCORRETA
C) Afirmativas III e V. INCORRETA
D) Afirmativas I, III e V. INCORRETA
E) Afirmativas II e III. CORRETA

Questão: 43
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, é integrada pela Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Esta propõe a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos essenciais desenvolvidos no ensino fundamental até o 9º ano. Organizado de maneira a tematizar e problematizar, no ensino médio um dos seus temas é: "indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética".
Sobre este TEMA, a BNCC, prevê:
I. Uma relação com a questão que a tradição socrática introduz: o que é o ser humano?
II. A análise, compreensão e comparação de diferentes sociedades, sua cultura material, sua formação e desenvolvimento no tempo e no espaço.
III. Aprender a viver em sociedade submetendo-se a processos de socialização, ou seja, processos de incorporação e internalização de valores, papéis e identidades.
IV. O entrelaçamento entre questões sociais, culturais e individuais possibilita o aprofundamento, no ensino médio, da discussão sobre ética.
V. Estudo da política a partir da origem do pensamento filosófico na Grécia.
A alternativa que contém as afirmativas corretas é:
A) III e IV. INCORRETA
B) I, II e IV. INCORRETA
C) I, III e V. INCORRETA
D) I, III, e IV. CORRETA
E) II e V. INCORRETA

Questão: 50
Baruch Spinoza nasceu em Amsterdã em 1632, filho de imigrantes judeus de origem hispano-portuguesa. Por ser considerado um livre pensador e crítico do pensamento religioso da sua época, no dia 27 de julho de 1656, os anciãos judaicos de Amsterdã proferiram uma condenação a ele. Spinoza escreveu a sua principal obra, Ética, demonstrada segundo o método geométrico, publicada após a sua morte. Esta que revela sua concepção de sistema filosófico, bem como seu uso do método geométrico para demonstração das verdades que buscava.
Considerando as ideias de Spinoza, leia as afirmativas abaixo:
I. O Deus não é um Deus pessoal, religioso, mas um princípio metafísico.
II. Spinoza era considerado um panteísta.
III. Deus não está fora nem dentro do universo, ele é o próprio universo.
IV. O livre-arbítrio existe, uma vez que Deus se identifica com a natureza universal, sendo assim, tudo o que há é necessário.
A partir destas afirmativas, assinale a alternativa que contenha a(s) afirmativas INCORRETAS.
A) III; IV. INCORRETA
B) IV. CORRETA
C) I; II. INCORRETA
D) I; III. INCORRETA
E) II. INCORRETA
     

 
 
Como referenciar: "Provas - SEDUC - AM - Instituto Acesso - 2018" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 18:48. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=255