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(05/Out) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP - USCS - 2009 | ||
1. Para os gregos, o mito era um discurso pronunciado para pessoas que acreditam ser verdadeira a narrativa apresentada. Os cantores ambulantes davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Sobre os mitos é correto afirmar-se que:
A) O mito fazia um apelo à razão do ouvinte. B) O mito era considerado uma narrativa sagrada. C) A narrativa mítica não trazia sabedoria sobre o universo humano, pois colocava em cena deuses e heróis. D) No mito, a razão se sobrepõe ao elemento fantástico. 2. No século VI a.C., condições sociais e econômicas favoreceram o surgimento da filosofia na Grécia. Dentre estas mudanças pode-se mencionar: A) A estruturação do mundo rural, desenvolvimento do sistema escravagista e o estabelecimento de uma aristocracia proprietária de terras. B) A expansão da economia local fundada no desenvolvimento do artesanato, o fortalecimento dos "demos" e da organização familiar patriarcal. C) As disputas entre Atenas e Esparta, o desenvolvimento de Mecenas e do comércio jônico. D) O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato. 3. Das alternativas dadas abaixo sobre os pré-socráticos, está correta: A) Heráclito identificou a arché, o princípio fundamental de tudo, com o fogo. B) Anaximandro vê a origem de todas as coisas na mudança do elemento primordial. C) Parmênides atribui a origem de tudo ao movimento. D) Empédocles via a compreensão do universo no movimento. 4. Os sofistas, considerados sábios, viveram na Grécia no século V a.C. Eles desenvolveram um ensino itinerante e costumavam cobrar por seus ensinamentos. Interessados na paidéia, os sofistas formaram um currículo, o qual se compunha de: A) gramática, metafísica e dialética. B) gramática, retórica e dialética. C) retórica, astronomia e apologética. D) gramática, retórica e apologética. 5. Protágoras foi considerado um dos mais importantes sofistas. Para ele, A) A areté, a virtude, encontrava-se no interior de cada um. B) O homem era a medida de todas as coisas. C) O homem livre é aquele que dizia o que considerava verdadeiro, sem preocupação com o raciocínio na argumentação. D) A ironia era parte indispensável na persuasão. 6. Sócrates foi considerado um dos maiores sábios da humanidade. Nada deixou escrito. Suas idéias foram divulgadas por dois de seus discípulos, Xenofonte e Platão. O ponto de partida da filosofia socrática encontra-se no fato de que: A) A verdadeira filosofia encontra-se na physis, na natureza, cabendo ao homem buscá-la com todos os seus esforços. B) A verdade não está ao alcance dos seres humanos. C) O primeiro passo em direção à verdade é o reconhecimento da ignorância. D) A aquisição do conhecimento se dá por meio da retórica. 7. A chave da compreensão do pensamento político, epistemológico, ético e espiritual de Platão encontra-se: A) No mundo das idéias, o qual existe de forma absoluta. B) No mundo sensível, indispensável ao conhecimento do mundo. C) No mundo das idéias, relacionado ao imaginário do ser humano. D) O hiperurânio, ou mundo psicofísico do ser humano. 8. No pensamento platônico, doxa e episteme apresentam-se como conceitos distintos, pois: A) Doxa é o conhecimento perfeito e episteme o pensamento típico dos sofistas. B) Doxa retrata a razão e episteme o desejo, a imperfeição. C) Doxa retrata a eternidade e episteme a temporalidade. D) Doxa é o conhecimento imperfeito e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência. 9. A partir do século II, surge a Patrística cujos objetivos eram o de converter os pagãos, combater os hereges, opositores da fé cristã e justificar a fé. O principal nome da patrística foi Santo Agostinho (354-430). Para Agostinho, o homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Tal concepção relaciona-se, no autor, a: A) Apologética. B) Metafísica. C) Teoria da iluminação. D) Teoria da inspiração. 10. O pensamento tomista buscou fazer uma grande síntese da fé e da razão a partir do século IX. Seu grande expoente foi São Tomás de Aquino, o qual fundamentou sua filosofia nas concepções, A) Platônicas. B) Agostinianas. C) Aristotélicas. D) Pré-socráticas. 11. O método cartesiano buscava ser universal e marcado pelo rigor matemático e geométrico, buscando-se um conjunto de conhecimentos seguros para as ciências. Tal método consiste em quatro regras básicas, quais sejam: A) observação, comprovação, racionalização e síntese. B) observação, racionalização, controle e sistematização. C) evidência, sistematização, observação e síntese. D) evidência, análise, síntese e controle. 12. Sobre as "ideias" no empirismo de John Locke, pode-se afirmar: I. As idéias simples podem ser de sensação ou de reflexão. II. As idéias complexas são fruto dos vários modos de operação que a mente humana exerce sobre as idéias simples. III. As idéias de modo estão sempre relacionadas a uma substância. IV. As idéias de relação nascem do confronto e comparação a que a mente humana submete as idéias entre si. Estão corretas: A) todas. B) apenas I e II. C) apenas I, II e III. D) apenas II, III e IV. 13. A política, a partir de Nicolau Maquiavel, vai se emancipando da ética religiosa, tornando autônoma e laica. Marca, ainda, o pensamento político do autor, o fato dele ser: A) Utópico. B) Realista e Utilitarista. C) Libertário. D) Conservador. 14. Sobre o pensamento político de Thomas Hobbes, é incorreto afirmar-se que: A) Os homens no estado de natureza têm propensão à anarquia. B) O poder soberano deve ser absoluto, ilimitado. C) Não é possível ao súdito julgar se o soberano é justo ou injusto. D) No jus naturale, estado de natureza, os homens têm o poder limitado pela sociabilidade. 15. Em Ética a Nicômaco, Aristóteles desenvolve a substância do seu pensamento ético. Para ele, a prudência (phronesis) é que possibilita ao homem escolher entre o bem e o mal para si. Aristóteles defende, ainda, que: A) A virtude se encontra na justa medida e na vida ascética. B) O fim último da vida humana é a felicidade que se encontra na busca dos próprios interesses. C) A virtude se encontra na justa medida e o fim último da vida humana é a felicidade. D) A alma racional deve se sobrepor à alma irascível. 16. No século XVIII, a moral se torna laica e secularizada. Neste contexto, os Iluministas acreditavam que a capacidade humana de conhecer e agir procedia da "luz da razão". Além da razão, a norma moral passa a ser justificada: A) Pela lei natural e pela tradição. B) Pela lei natural e pelo interesse. C) Pela tradição e pela religião. D) Pela fé e pelo interesse. 17. Em Kant, existem duas formas de manifestação da razão: a razão teórica e a razão prática. A razão prática acaba por ser o complemento da razão teórica. A razão prática é regida pela vontade e liberdade dos homens, tendo por instrumento principal: A) O imperativo hipotético, o qual se resume na sentença: Aja de tal maneira que tua ação retrate a integridade pessoal. B) O imperativo categórico, o qual se resume na sentença: Os fins justificam os meios. C) O imperativo hipotético, o qual se resume na sentença: Na dúvida, não faças julgamentos entre o bem e o mal. D) O imperativo categórico, o qual se resume na sentença: Age de tal modo que a máxima de tua vontade possa sempre valer simultaneamente como um princípio para uma legislação geral. 18. Em Nietzsche, pode-se encontrar uma das críticas mais veementes à cultura e aos valores ocidentais. Para ele, o pensamento Ocidental se desenvolveu a partir da tensão entre dois elementos presentes na arte e na literatura grega: o apolíneo e o dionisíaco. Assim sendo, pode-se dizer que: A) O elemento dionisíaco representa a forma, a harmonia, a racionalidade. B) O elemento apolíneo representa a quebra das regras, a alegria, o ritmo. C) O super-homem é uma manifestação da dimensão apolínea da vida. D) O elemento dionisíaco representa a quebra das regras, a alegria, a embriaguez e a exuberância. 19. "A existência precede a essência". O que melhor define esta frase de Sartre é: A) Primeiro o homem existe, depois se define. B) O homem é o que ele concebe e não o que ele faz. C) O homem é "em si"e não "para si". D) A vida de um homem está ligada à sua essência. 20. A Escola de Frankfurt, representada, dentre outros, pelos jovens judeus marxistas Adorno, Marcuse e Horkheimer, desenvolveu o conceito de razão instrumental. Por tal conceito entende-se: A) O pensamento crítico capaz de avaliar as contradições da existência humana. B) A razão como critério de escolha, instrumento para fazer julgamentos entre o certo e o errado, o bem e o mal. C) A degeneração da racionalidade humana, que escraviza os seres humanos e está a serviço do poder. D) A razão como fonte de conhecimento e de interpretação do real. 21. O termo indústria cultural foi utilizado pela primeira vez por Adorno e Horkheimer. Relaciona-se à idéia de indústria cultural: I. Cultura humana colocada a serviço da manipulação das consciências. II. Manipulação ideológica com o objetivo de seduzir os espectadores em vários níveis psicológicos. III. Cultura de massa e cultura popular. IV. A criticidade e aceitação dos valores consumistas divulgados pelos mass media, os meios de comunicação de massa. Está (ão) incorreta (s): A) apenas I e III. B) apenas II e III. C) apenas II e IV. D) apenas III. 22. A Teoria da Ação Comunicativa busca uma análise epistêmica da racionalidade como sistema operante da sociedade. Tal racionalidade é vista como mediada pela linguagem e pela capacidade de comunicação dos sujeitos. A Teoria da Ação Comunicativa foi desenvolvida por: A) Foucault. B) Habermas. C) Sartre. D) Walter Benjamin. 23. Heidegger busca em Ser e Tempo desenvolver uma teoria do ser. Neste sentido, A) O Ser encontra-se limitado pelas estruturas sociais. B) Ser e Ente aparecem como sinônimos. C) O Ser está em toda parte, é comum a tudo e engloba tudo. D) O Ser-no-mundo é determinado pelo livre arbítrio. 24. A teoria política de Santo Agostinho foi fundamentada na teoria platônica pelo desprezo do mundo material. Em Cidade de Deus, Agostinho defende a idéia de que: A) O Estado era o instrumento de Deus para a consecução da justiça. B) O poder do Estado era superior ao poder da Igreja. C) Poder espiritual e poder temporal são indistintos. D) A Cidade de Deus era formada pela comunidade dos cristãos. 25. Para Francis Bacon, a mente humana estava povoada por ídolos, sendo que somente o conhecimento poderia libertá-la dos mesmos. Dentre estes ídolos encontram-se os ídolos do foro. Estes ídolos se relacionavam a: A) Linguagem humana. B) Adesão a sistemas filosóficos. C) Convicções íntimas dos indivíduos. D) Própria natureza humana. GABARITO: 1 - B 2 - D 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - A 8 - D 9 - C 10 - C 11 - D 12 - A 13 - B 14 - D 15 - C 16 - B 17 - D 18 - D 19 - A 20 - C 21 - D 22 - B 23 - C 24 - D 25 - A |
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Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP - USCS - 2009" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 23/07/2025 às 19:08. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=87