Você está em Diversos > Relatos

Relato do leitor

 
(18/Jan) Emoções e Darwinismo
 
Outro dia estava pensando:

A capacidade de fúria, de violência que o homem carrega deve ter sido útil em algum momento de sua evolução. Na seleção natural os mais agressivos devem ter contribuído de alguma forma para a sobrevivência da espécie.

Em uma vida selvagem, tendo de lutar pela sobrevivência a todo o momento, cercado de predadores, esta capacidade deve ter sido muito importante.

Isso que hoje é capaz de unir nações inteiras em combate de guerra, em outros tempos foi de grande valia.

Mal acabei de pensar e já fui invadido pela cobrança de um pensamento contrário:

A capacidade de complacência, de caridade que o homem carrega deve ter sido útil em algum momento de sua evolução. Na seleção natural os mais solidários devem ter contribuído de alguma forma para a sobrevivência da espécie.

Em uma vida selvagem, tendo de lutar pela sobrevivência a todo o momento, cercado de predadores, esta capacidade deve ter sido muito importante.

Isso que hoje é capaz de unir nações inteiras em combate pela paz, em outros tempos, como neste, foi de grande valia.

Este pensamento dúbio nos lembra duas emoções: o amor e o ódio.

Se for assim, isto deve valer para outras emoções também, como a tristeza e a alegria, aliás, deve valer para todas as emoções.

Maria Cristina


Envie sua contribuição para clailtono@bol.com.br


     

 
 
Como referenciar: "Relato do leitor" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/07/2025 às 07:32. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_relato.php?id=14