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Filosofia na sala de aula

    (22/Set) Planejamentos anuais
 
No começo de cada ano o professor de filosofia tem a tarefa de eleger os conteúdos que serão trabalhados e devem estar dispostos em um planejamento meticulosamente elaborado. Quando isto é feito leva-se em consideraçào as Orientações Curriculares e tantos outros documentos que regulamentam o trabalho do professor. No entanto, quando cada professor estiver elaborando seu planejamento é bom e produtivo pensar no ano letivo antrior, quais conteúdos foram abordados e os efeitos obtidos, a curto e longo prazo. Quando o professor estiver escolhendo os conteúdos a serem trabalhados no ano seguinte deve ter em mente a plasticidade das aulas de filosofia, para isso deixar espaços para que temas que possam surgir, também sejam contemplados. Pensar nas aulas de filosofia também convém pensar na realidade em que se trabalha, parece simples, mas muitos profissionais esquecem-se da realidade e aprofundam determinados conteúdos que dizem respeito ao seu gosto e esquecem-se do aluno. Além dos espaços e da realidade de cada localidade é preciso ainda, ver como cada professor trabalha. Cada profissional tem suas peculiaridades, as quais fazem dele diferente de todos os outros, mas mesmo sendo diferente, nada impede que ele aprenda e repita experiências bem sucedidas em outras matérias. Encurtando a conversa, quando estiver pensando nos conteúdos a trabalhar no ano seguinte é preciso pensar no todo e relacioná-lo com as partes objetivando o ensino da filosofia como atitude e não apenas como mais um conteúdo a ser memorizado para se passar ao papel onde receberá uma nota.

Responsável - Rosemiro A. Sefstrom
     

 
 
Como referenciar: "Planejamentos anuais" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 08:27. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_sala.php?id=17