Você está em Ajuda > Sala de aula
Filosofia na sala de aula
(20/Out) | Ensinando a ler filosofia | |||
Um dos grandes desafios, acredito eu, dos professores de filosofia é ensinar nossos alunos a lerem filosofia. É muito comum um aluno ler filosofia e fazer uma pergunta: "O que o autor quis dizer?". A pergunta parece bastante acertada, se não fosse por estarmos falando em filosofia. Quando um filósofo escreve ele não está querendo dizer algo, ele procura ser o mais claro possível para que seu texto nõ tenha nenhuma contradoção e um filósofo outro possa criticá-lo por incoerências. Ainda pode correr o risco de ser mal interpretado e sua teoria ir por água abaixo. Então, como podemos orientar a leitura de textos filosóficos? Simples, pedir ao aluno que, em primeiro lugr conheça a época em que o autor escreve, o lugar e por último indiquem ao aluno que quando um filósofo escreve ele está, de fato, tentando responder uma pergunta e não simplesmente escrevendo. Quando ele escreve propoõe uma resposta a um problema sobre o qual debruçou sua atenção. Uma vez que o aluno entender de que o autor está tratando não haverá mais necessidade de fazer a tradução do texto, pois este se auto-explica. O que pode ocorrer é a dificuldade quanto ao vocabulário, mas isto pode ser bem trabalhado inerdisciplinarmente com a professora de Lingua Portuguesa.
Responsável - Rosemiro A. Sefstrom |
||||
Como referenciar: "Ensinando a ler filosofia" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 22:56. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_sala.php?id=21