Você está em Ajuda > Sala de aula
Filosofia na sala de aula
(13/Nov) | Como colocar um problema? | |||
Um dos grandes dilemas, pelo menos o era para mim, é de como tornar as aulas de filosofia mais interessantes. Não pelos seus conteúdos, mas pela maneira de trabalhar. Uma das coisas que percebi é que as explicações feitas aos alunos a respeito dos assuntos são desinteressantes, uma vez que o assunto os parece insignificante e distante de sua realidade. Para tornar a aula mais proveitosa e prender a atenção dos alunos, tem funcionado, iniciar com perguntas. Vamos a um exemplo. Digamos que eu esteja trabalhando com verdade, como poderia introduzir o tema antes de avançar para aprofundamentos? Posso começar com perguntas sobre coisas com relação aos alunos: Onde você mora? Que cor é sua casa? Quantos irmãos você tem? Depois destas faça a seguinte pergunta: Tudo isso é verdade? Prove. Faça isto com outros alunos da sala e você os conduzirá ao interesse pelo assunto, eles irão querer saber como provar que é verdadeira sua informação. Depois desta etapa inicial o ideal é continuar sempre retirando deles as informações antes de avançar para novos passos, como tipos de verdade, meios para coletar a verdade, se a verdade existe...
Responsável - Rosemiro A. Sefstrom |
||||
Como referenciar: "Como colocar um problema?" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 22:33. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_sala.php?id=24