Você está em Ajuda > Sala de aula
Filosofia na sala de aula
(21/Abr) | Autoridade. | |||
Uma das grandes questões que muitas vezes se colocam em um discussão entre os professores, de modo especial entre os professores de maior tempo na educação. O que se coloca é que os professores perderam a autoridade em sala de aula, ou seja, os alunos não obedecem mais, não tem mais o respeito que tinham certa vez. Quanto isto é colocado ficamos com algumas arestas não aparadas, pois o que podemos entender por autoridade?
- Alguém que tenha o poder de vida e de morte? - Um ditador que fala e uma plebe que obedece? - Um senhor que ordena e servo que executa? - Um que sabe e outro que não sabe? - Aquele que é e o que não é? Estas e outras questões podem ser colocadas, mas acredito que muitas delas parecem fora de contexto. Para isto voltemos a elas. O professor pode ser visto como aquele que pode reprovar e aprovar, tem o poder sobre a turma e atualmente a "justiça" vem determinando quem é aprovado ou reprovado. Casos em que o aluno não tem competência para seguir adiante e é aprovado porque segundo um julgamento o professor não foi bom o soficiente, nõ preencheu a papelada de maneira correta enfim, o professor não tem a competência de reprovar. Depois podemos dizer que o professor não é mais aquele que se coloca em uma posição de quem sabe e quem não sabe, pois nos dias atuais a gama de informação e acesso a mesma é tão grande que o professor muitas vezes está menos informado que os alunos. - perca da autoridade é de fato algo ruim? Será ruim caso o professor na relação com o aluno se colocar em uma posição de intocável, acima do bem e do mal, um ser mitológico escondido em sua capa mágica. O professor precisa entender que ele não é mais do que os alunos e que ele precisa utilizar o que cada aluno traz consigo para desenvolver seus conteúdos, não só em sua matéria, mas como cidadãos, homens e mulheres com potências e capacidades. O professor será, de fato, autoridade quanto conhecer os alunos com quem trabalha e entre outras qualidades souber potencializar o que cada aluno traz consigo. O professor conseguirá retomar a sua almejada autoridade não mais pela cátedra, mas por seus méritos de pesquisador, de estudioso de pessoa que aprendeus a desenvolver suas relaçãoes de maneira que poss se colocar na posição de quem tem algo que precisa ser aprendido. Despertar o desenj no outro, mostrar que existe algo além do muro, precisa ser um encantador. Responsável - Rosemiro A. Sefstrom |
||||
Como referenciar: "Autoridade." em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 18:48. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_sala.php?id=38