Você está em Ajuda > Sala de aula
Filosofia na sala de aula
(22/Jun) | Aprendendo a ensinar | |||
Quantas vezes você já se perguntou se o aluno que está a sua frente realmente aprendeu o que você está querendo ensinar? Muito bem, esta pergunta pode parecer simples e fácil de responder, mas não é. As avaliações na escola, em sua maioria se colocam num postura em que é possível medir o conhecimento adquirido pelo aluno de maneira exata, pensa-se que é possível saber exatamente quanto um aluno aprendeu fazendo uma prova escrita. Dizendo com palavras mais simples, os aluno ouve e depois coloca para fora tudo de volta em um pedaço de papel. Depois, o professor, que sabe o que é o mais importante da matéria, dá o grau a que o aluno conseguiu com os dados no papel colocados. Será que isto nos diz o quanto nosso aluno aprendeu sobre qualquer coisa? Sei que parecerá meio confuso dizer que aprender não é apenas repetir a mesma informação, mas se isto fosse, nossos comutadores já seriam máquinas intelgentíssimas, sem contar no velho gravador de fitas. O fato é que cada indivíduo tem uma maneira própria de saber se aprendeu o que aprendeu e melhor do que isto, cada um tem ainda uma maneira diferente de exteriorisar o que aprendeu. Se parece estranho o que estou colocando faa uma pergunta aos seus alunos. "Como você sabe que sabe andar de bicicleta?" Cada aluno responderá de maneira difeente e os retalhos darão uma pista da complexidade que é medir o aprendizado. Outro desafio, deste ponto de vista, é ensinar, repassar o conhecimento adquirido...
A cada aluno a maneira de aprender será diferente, alguns aprenderão quanto o que o professor ensinar estiver ligado com a sua realidade, uma construção histórico-social.Ouutros aprenderão quanto o conteúdo que o professor ensinar estiver ligado a prática, ou seja, o aluno sensorialmente deve experimentar o aprendizado. Ainda outros podem aprender somente coisas que tenham a ver com o que eles acham que vai lhes fazer ser parte de um determinado grupo... Por isso o professor deve estar atento, ensinar de maneira dinâmica, mostrar ao aluno que o conhecimento tem relação com o todo. Que a cada um o conhecimento pode servir da maneira que lhe apouver, mas que o aluno deve estar atento para a sua maneira e aprender e usá-la. Ao professor cabe ainda saber como ada aluno aprende e fazer suas aulas baseadas em princípios gerais para as turmas com quem trabalha. Responsável - Rosemiro A. Sefstrom |
||||
Como referenciar: "Aprendendo a ensinar" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 18:51. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_sala.php?id=41