Você está em Ajuda > Sala de aula
Filosofia na sala de aula
(16/Mar) | Relação aluno com ele mesmo | |||
Algumas vez ao olhar um aluno em sala de aula você já se perguntou o que ele acha dele mesmo? Como ele se vê como aluno e se isto acontece? Qual a influência disto no desempenho dele? Pensemos sobre isto. Quando entramos em sala de aula, acredito já ter colocado isto, devemos entender que estamos frente a pessoas. Cada uma delas com uma história totalmente diferente da outra, mesmo sendo gêmeos a história provavelmente seria diferente. Então, como nós podemos tratá-los como iguais, usando a pedagogia do atacado? Quando um aluno senta-se para fazer a prova, está seguro, assinala o que tem de assinalar, escreve bastante e entrega, isto é sinal de boa nota? Aquele que assinala, apaga várias vezes, demora uma eternidade para preencher as perguntas dissertativas, é sinal de nota baixa? É interessantes saber o que os alunos pensam de si, o que a turma pensa de si. Alguns alunos se acham pouco inteligentes, ai o professor, com boa pedagogia faz com que o aluno sinta-se bem dizendo que ele é inteligente e aprende com facilidade. Este mesmo aluno pode, tempos depois, baixa as notas, bagunçar em sala de aula. O professor quando disse que ele era bom aluno tirou a insegurança, justamente o que o fazia estudar. Assim como aqueles casos em que o professor diz que vai ser difícil, que as notas serão baixas, alguns alunos já se tem por fracos, o resultado provavelmente será baixo. Listei apenas dois pequenos exemplos do quanto é importante saber os conceitos que os alunos têm a respeito de sí próprios.
Responsável - Rosemiro A. Sefstrom |
||||
Como referenciar: "Relação aluno com ele mesmo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 18:39. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_sala.php?id=48