Você está em Ajuda > Sala de aula
Filosofia na sala de aula
(13/Mai) | Relação aluno e ambiente escolar | |||
Vou começar este pequeno artigo desmontando a crença que algumas pessoas têm a respeito da influência do meio na educação. Se eu disser que o meio influência na educação de todas as crianças indistintamente estou afirmando que todos somos iguais. me parece um tanto presunçoso afirmar com tanta certeza de que somos iguais. E, para não passarmos por isso, pensemos nas escolas particulares, com uma bela estrutura, todos os recursos... Nestes ambientes não existe aluno indisciplinado tanto quanto nas escolas sem estrutura? Pelo tempo que tenho em sala de aula, muitas vezes alunos de escola sem estrutura são muito melhores que alunos de escolas particulares. Como em outros textos já postados aqui, afirmo que cada pessoa é diferente e nem todas sofrem influência do meio. Mas, quando estamos trabalhando com grupo, temos de ter cuidado de nos acercarmos da maior quantidade de meios para bem desenvolver a educação. Não é impossível um aluno de escola sem estrutura ser um ótimo aluno, mas é muito mais difícil do que um aluno de uma escola estruturada. Por isso existe a necessidade de perceber como cada aluno se relaciona com o meio em que está. Se para ele uma escola (enquanto estrutura) faz o aluno, provavelmente é necessário colocá-lo numa escola estruturada e com conteúdo. Mas, em muitos alunos a presença ou não da estrutura não os afeta, são afetados pelas interseções com os professores, pelo que sentem pela escola, e tantas outras coisas externas a estrutura.
Responsável - Rosemiro A. Sefstrom |
||||
Como referenciar: "Relação aluno e ambiente escolar" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 22/11/2024 às 18:08. Disponível na Internet em http://sofilosofia.com.br/vi_sala.php?id=49